Cenários tradicionais do sertão do Seridó tem o olhar do experiente fotojornalista

Agenda Cultural

Oswaldo Lamartine inspira exposição fotográfica “Rastejar”, de Vlademir Alexandre

Mostra é resultado de vinte anos de trabalho do fotógrafo, em busca de cenários retratados pelo maior sertanista brasileiro

04 de agosto de 2022

A diversidade do sertão sob a ótica do pesquisador natalense Oswaldo Lamartine de Faria é o tema de “Rastejar - No rasto de Lamartine”, nova exposição do fotógrafo Vlademir Alexandre, que está em temporada na Pinacoteca do Estado.

Além de atores e cenários tradicionais dessa região – como um vaqueiro em galope e os açudes cheios na invernada – a mostra de 37 imagens retrata cenas peculiares, o fumegar de uma panela com canjica de milho. Múltipla, a exposição envolve as expressões artísticas de desenhos, textos e fotografias.

Para expor este resultado, o fotógrafo debruçou-se por quase vinte anos em registros fotográficos e pesquisas sobre a obra do chamado “sertanólogo” e escritor que se tornou referência sobre o tema, após 21 livros publicados. Os visitantes terão a oportunidade de fazer uma “imersão transversal na obra de Lamartine, já que é atravessada pela minha própria impressão desta obra”, diz o autor, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Natal, “migração oposta à feita por Lamartine”.

Vlademir destaca a “capacidade de Lamartine de fazer um mapeamento técnico e preciso sobre os costumes do Seridó, mas com a força da poesia e da cultura popular, o que o torna singular”. Segundo a escritora Rachel de Queiroz, que consultou Lamartine para escrever o clássico “Memorial de Maria Moura”, ele é o maior “sertanólogo” do Brasil.

Sobre o conceito da mostra, Vlademir resume: “É uma provocação à percepção de um Nordeste a partir de sua essência, um ensaio fotográfico de imersões para o universo da linguagem, da origem e da identidade sertaneja a partir dos escritos de Oswaldo Lamartine que, após o ano de seu centenário, propõe ressignificar o lugar, uma vivência possível no aportar ao tempo, o espírito e o fazer sertanejo do homem e da mulher do campo como atores de suas crenças e edificadores do imaginário popular”.

Impressas no melhor material “canvas museum” para fine art, as 37 telas de tamanhos variados possuem 100 anos de garantia e estarão à venda. A exposição conta com apoio da Fundação José Augusto.

Cientista social e fotojornalista, trabalha com mídia visual, fotografia e produção de vídeo há 27 anos. É arte educador e professor de fotografia. Membro do Coletivo daFOTO!, atua em assessoria institucional nas áreas de indústria, legislativa, campanhas políticas e publicitárias, jornais (Tribuna do Norte, Estado de São Paulo, Novo Jornal) e revistas nacionais e do RN. Já produziu para instituições como Petrobras, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, SENAC, Câmara Municipal e Prefeitura do Natal.

Criador do Blog Além do Mar, discute desde 2009 o turismo rural e desenvolvimento sustentável como alternativa. Educador em projetos de fotografia como ferramenta didática e conceitual em abordagens individuais e por meio de coletivos e ONG’s, é escritor, cursando Ciências Sociais. Foi vencedor e teve menção honrosa em concursos como Sindipetro, IDEMA, Brahma e SENAC MG. É coordenador e proponente do livro Seis Formas de Ver o mundo (2021) e fez a direção das entrevistas Foto Coletiva, codireção e fotografia websérie Autorretrato (2021). 

 

SERVIÇO

Exposição “Rastejar - No rasto de Lamartine”

Pinacoteca do Estado - Praça Sete de Setembro, S/N - Cidade Alta, Natal

Abertura: 30/07/2022, sábado, das 16h às 19h

Entrada gratuita. Até 14 de agosto.

Visitação de terça a sexta (08h às 17h) e aos sábados e domingos (09h às 16h).

Crédito das fotos: Vlademir Alexandre