Fernando Amaral e Nélio degustam prato preparado no programa Papo de Fogão Raiz. Foto: Cinthia Lopes

É Típico!

Papo de Fogão Raiz traz receita e história do bar mais antigo do Centro Histórico

O episódio que vai ao ar dia 1º de janeiro também apresenta a receita do novo Lama Bar

27 de dezembro de 2021

Os bares são como certos amores, vão e vem mas sempre deixam um lugar reservado na memória. É desses lugares etílicos e idílicos que trata o próximo episódio do programa Papo de Fogão Raiz que vai ao ar dia 1º de janeiro de 2022, pelo Youtube e TVs abertas. O programa apresentado por Fernando Amaral reuniu duas das instituições (quase) democráticas. O mais antigo boteco em atividade no Centro Histórico, o Bar do Pedrinho, de portas abertas há 51 anos, e o Lama Bar, inaugurado há menos de um mês. 

Baião do Mar é prato tradicional do Bar do Pedrinho. Foto: Cinthia Lopes

No programa apresentado por Fernando Amaral, o folclórico herdeiro de seu Pedro Faustino, Nélio Pedro da Costa, ensina a preparar a receita do “Baião do Mar”, que recentemente concorreu ao festival Pratodomundo. O prato leva camarão, queijo coalho, nata, feijão verde, arroz da terra e segredos do cozinheiro, que aproveita o programa para contar a história do famoso boteco. O Bar do Pedrinho fica na Vigário Bartolomeu, em frente ao Centro Comercial “Camelódromo”.

Já o Lama Bar, comandado pelo chef e fotógrafo Cláudio Abdon. fica na “entrada” do Beco da Lama com acesso mais próximo pela rua Ulisses Caldas. Ele ensina a preparar a “Moela ao Molho com farofa de ovos”, um dos petiscos servidos na casa. Ambas as iguarias apresentadas pelo programa são servidos nos bares.  

Fernando Amaral entrevista Claudio Abosn e traz a receita da Moela com Farofa de Ovos. 

A temporada de “Papo de Fogão Raiz” está no sexto episódio abordando a cozinha de feiras, ruas e mercados. Essa temporada conta com patrocínios da Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal, DNA Center e Hospital do Coração. O episódio 6 vai ao ar pelo canal https://www.youtube.com/c/PapodeFogao e Band Nordeste aos sábados: Alagoas (7h) e Maranhão (10h30); TV Correio/Record da Paraíba (13h30) e aos domingos na TV Tropical do RN (10h). Quem quiser acompanhar os episódios anteriores, basta acessar o canal do Youtube.