Grafites projetados na estrutura externa do Forte chamaram a atenção esta semana

Agenda Cultural

Paredes do Forte dos Reis Magos ganham projeções em grafite

Intervenção artística integra festival de arte urbana MAR. Após as projeções, imagens ficarão de forma permanente no Instagram do evento

04 de março de 2021

Os artistas Erre Rodrigo e Lucas MDS junto ao Coletivo MAR (Movimento Arte de Rua) fizeram uma intervenção artística na Fortaleza dos Reis Magos. A estrutura ganhou um “colorido” através das projeções de grafites nas paredes externas do momumento mais antigo do Rio Grande do Norte. As imagens estão registradas nas páginas do festival e ficarão de forma permanente em seu instagram, @festival.mar. Segundo os realizadores, as datas que aconteceram as projeções não foram divulgadas previamente para não haver aglomeração. Mesmo assim, o inusitado despertou a curiosidade de banhistas da praia da Redinha. No final da primeira noite de projeção um casal que atravessou a ponte Newton Navarro contou que estava assistindo do quebra mar da outra margem e foram até o Forte para saber mais do evento.

Além das imagens, as redes sociais do MAR trazem bate-papo com artistas da cena. Ao todo são 60 artistas do estado mostrando sua arte individual e de suas Crews. Contando também com a participação de 37 artistas de outros estados que mostraram interesse em fazer parte da edição online do evento.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação José Augusto. 

A coordenação do festival também está criando em diferentes pontos painéis de graffiti, tendo como principal intervenção um mural na comunidade do Pantanal, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, fortalecendo a ação dos moradores que transformaram em uma quadra para atividades culturais o que antes era um estacionamento de uma rede de supermercados que não existe mais no local.

A quadra atende o lazer das crianças e com o graffiti apoiando novos projetos, como o Pantanal Hip-Hop do arte educador BBoy BBBala que leva a comunidade oficinas de break. Devolvendo o conhecimento ao local onde aprendeu sua arte no ano de 2007 no loteamento Aliança, Zona Norte de Natal.

Fonte: Release