Ponto turístico da Lagoa azul chega ao fim. Foto reprodução G1RN

Reportagens

Parnamirim acata sugestão de geólogos e decide pelo aterramento da "Lagoa azul"

Decisão foi tomada levando em consideração a preservação do lençol freático após recente análise que apresentou contaminação

14 de fevereiro de 2023

Por meio de uma decisão conjunta, na qual foram considerados os posicionamentos da Caern, Igarn, setor de Geologia da UFRN, Idema e demais órgãos, a Prefeitura de Parnamirim determinou o aterramento do Lago azul, no bairro de Nova Esperança. 

De acordo com os órgãos com expertise para a análise da água e do solo, a decisão foi tomada levando em consideração que, depois da mudança de coloração, de azul para verde, e da análise em laboratório, a água apresentou considerável contaminação, o que coloca em risco a integridade do lençol freático. 

"Além da questão ambiental, a área é um canteiro de obras, portanto o acesso não é permitido, muito menos o banho na lâmina d'água. Mesmo com o isolamento da área e os constantes avisos, alguns curiosos ainda insistem em adentrar ao local, o que é considerado um risco", diz nota. 

Segundo a prefeitura de Parnamirim, o aterramento também vai garantir a integridade da Avenida João Paulo II, que margeia o local. "A Prefeitura de Parnamirim vai aterrar o local para evitar maiores problemas, no entanto o planejamento para a implantação de uma área turística seguirá normalmente".