Reunião virtual com músicos da Parnamirim Jazz Sinfônica ocorreu terça-feira. Foto: Emily Avelino

É Típico!

Parnamirim Jazz Sinfônica é criada com recursos da Lei Aldir Blanc

Formada por 50 músicos, sob a coordenação do maestro Eugénio Graça, orquestra contemplada em edital da LAB e já tem agenda para dezembro

25 de novembro de 2020

Entre as centenas de projetos aprovados em vários municípios do RN para utilizar os recursos da Lei Aldir Blanc, uma orquestra composta por 50 músicos está sendo montada. A Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS)  é um projeto de sinfônica beneficiada pelo auxílio emergencial que terá a coordenação e regerência do maestro Eugénio Graça, também conhecido pelo seu trabalho à frente da Sesi Big Band. A orquestra Parnamirim Jazz Sinfônica terá gestão privada, a cargo da EG Consultoria Musical e tem por objetivo a geração de renda e a atividade artística para músicos e demais profissionais da cultura e do espetáculo.

Para pode participar da Lei Aldir Blanc como orquestra nova, o maestro explica que o projeto Parnamirim Jazz Sinfônica foi inscrito no inciso III da Lei Aldir Blanc em premiação para os músicos e a  EG Consultoria Musical, na categoria destinada a manutenção de agentes, atividades de economia criativa, promoção de atividades, dentre outros. "A Orquestra foi criada através de prêmios, assim como a gestão da orquestra foi selecinada por chamada pública. Estão ambos previstos na lei sem necessidade de atividade anterior, diferente do Inciso II que é voltado para entidades previamente estabelecidas", explicou o maestro. 

Segundo o idealizador, o repertório passeia pelas sonoridades únicas do jazz, balanceadas com timbres eruditos, resgatando a relação de Parnamirim com o gênero, já que na época da Segunda Guerra Mundial  foi trazido pelos americanos através de apresentações realizadas na base militar do local.

Maestro Eugénio Graça destaca resgate das tradições de orquestras jazzísticas da era do rádio

Ainda segundo o maestro, o projeto realizará um intensivo trabalho de resgate das tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970, se propondo a dar roupagem sinfônica à música jazz, popular brasileira e universal.

Sobre a manutenção da orquestra após realizado o projeto proposto na Lei Aldir Blanc, embora ela surja de forma independente, Eugénio Graça observa dois caminhos para garantir sua longevidade: “Depois vamos considerar as várias hipóteses, estudar a possibilidade de ser mantida pelo poder público ou numa parceria público-privada, através de projetos com recursos de leis de cultura estadual ou federal”, comentou o maestro.

Agenda

A agenda da Parnamirim Jazz Sinfônica começa a ser montada em formato online e apresentações híbridas, em espaço aberto com plateia pequena e transmissão simultânea pela internet.

Nos dias 17, 18, 19, 25 e 30 de dezembro, a Parnamirim Jazz terá apresentações com direito a participação artistas nacionais. Somente nos dias 18 e 19 os shows serão somente on-line. Nos outros dias de evento, o público poderá participar de forma híbrida. De acordo com a assessoria de comunicação do projeto, o evento seguirá todo o protocolo sanitário devido à pandemia. Uma das medidas será a limitação do público: somente 200 pessoas (2 metros de distância entre as cadeiras) no largo do Cine Teatro de Parnamirim, que em condições normais tem a capacidade para receber até 10 mil pessoas.