Nísia Floresta Vive circulou por escolas de nove municípios
É Típico!
Alunos do ensino fundamental 2 assistem a filme “Dionísia, Poema além da Floresta”, filme que narra os primeiros anos da educadora pioneira
11 de julho de 2023
Conhecer a história de figuras importantes que representam o patrimônio de uma cidade é algo que alimenta a cultura e proporciona grande satisfação, tornando-se mais envolvente ainda se ela é contada em forma de filme. Nesta sexta-feira (12), os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Augusto Severo tiveram uma manhã especial no auditório da Prefeitura de Parnamirim.
Eles participaram de um bate-papo, disseminando a história de Nísia Floresta, educadora e grande precursora da luta pelos direitos das mulheres e contra as injustiças do Brasil de sua época. Em seguida foi exibido o filme “Dionísia, Poema além da Floresta”, dando continuidade às atividades do projeto “Nísia Floresta Vive”, que está circulando em escolas públicas de 09 municípios, levando a história de uma das maiores escritoras brasileiras.
Além de Parnamirim e Nísia Floresta, berço da poetisa e onde iniciou-se e finalizará as ações, as cidades São José do Mipibu, Arês, Monte Alegre, Goianinha, Tibau do Sul, Macaíba e Vera Cruz também vão receber as atividades do projeto.
A produtora do projeto, Thalita Vaz, fala sobre o objetivo do evento destacando sua importância. “Nosso propósito é levar o filme que gravamos e lançamos no ano passado, para à escolas contando um pouco sobre o início da vida de Nísia e propondo uma conversa com os alunos para que conheçam melhor essa figura tão importante para a história do nosso estado e também do Brasil”, disse.
Para o diretor e roteirista do filme “Dionísia, Poema além da Floresta”, Nilson Eloy, é uma oportunidade que permite o verdadeiro conhecimento sobre ela. “As pessoas precisam conhecer melhor essa história e dismistificar alguns pensamentos errôneos que existem em relação Nísia, que teve uma participação forte na luta das mulheres diante da busca pelo seu espaço e proteção”, falou.
Nísia Floresta Brasileira Augusta
Foi a primeira educadora feminista do Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais. Nascida dia 12 de outubro de 1810, na cidade de Papari, no Rio Grande do Norte, era filha de um português com uma brasileira e possuía três irmãos. O nome “Floresta” remetia ao grande pedaço de terra que a família Gonçalves Pinto possuía, “Brasileira” pelo orgulho de ser brasileira e “Augusta” em homenagem ao grande amor da sua vida.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022