Bibi Ferreira em espetáculo Bibi Canta Pìaf, apresentado em Natal

Reportagens

Passagens de Bibi Ferreira por Natal estão em fotobiografia atualizada

“Bibi Ferreira, Uma Vida no Palco” ganha reedição e completa a trajetória de 77 anos de palco

02 de julho de 2020

Por Cinthia Lopes
Em setembro de 1955 Abigail Izquierdo Ferreira, a Bibi Ferreira, pisava pela primeira vez no palco do Teatro Alberto Maranhão em Natal para encenar ‘Senhorita Barba Azul’, em uma turnê com sua própria companhia de comédia ao lado de Herval Rossano, Fernanda Amaral e grande elenco. Cinco décadas depois, a grande dama do teatro brasileiro realizava seu concerto de Natal em Natal com patrocínio da Cosern, em frente à Pinacoteca do Palácio Potengi. Apesar da distância que separa esses momentos, ambos estão citados na nova edição da fotobiografia ‘Bibi Ferreira, uma Vida no Palco’. 

A publicação saiu junho para marcar o aniversário de Bibi Ferreira (dia 1º de junho foi seus 97 anos). A primeira tiragem é de 2003. Agora a publicação chega ampliada e assim completa a trajetória de 77 anos de palco de Bibi, incluindo o período compreendido entre 2001 e 2019, ano de sua morte aos 96 anos.

A fotobiografia traz o registro de todas as apresentações que Bibi fez na sua carreira. Então, todas as vezes que Bibi passou por Natal estão citadas, mas algumas dessas vezes estão melhor documentadas, por exemplo quando ela recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFRN. “Tem a capa do discurso da solenidade de entrega no livro. Foi uma festa linda em Natal, um palco enorme, com uma escada muita grande. Lembro da preocupação de subir aquela escada com a Bibi, ela ter que agradecer, e depois tínhamos o show”, conta o produtor Nilson Raman, amigo, empresário de Bibi Ferreira e coordenador editorial da publicação.

“Lembro, quando comecei a trabalhar com ela meu primeiro ofício foi como tour manager de uma excursão no Nordeste em 90/91. Para mim foi muito marcante, impactante mesmo, pois só entendi o seu tamanho, de fato, na prática. São muitas as histórias, como em Natal, ao chegar no Teatro Alberto Maranhão e encontrar uma placa em sua homenagem. Num lugar reservado e especial do teatro, ao lado de Bidu Sayão e Villa Lobos, dizia: “À Bibi Ferreira, a maior atriz desse país, homenagem do Governo do Estado do Rio Grande do Norte”, e o ano que datava era 1955. “Eu me perguntava como ela com 33 anos fazia turnê por um Brasil que mal se falava, ela já viajava e já conquistava as plateias.”, conta Raman.


Bibi Ferreira e Nilson Raman, amigo, mestre de cerimônias e prodtutor da artista nos últimos 30 anos.

A novidade desta edição é que o leitor pode comprar a edição física ou ler gratuitamente pela Internet. Serão vendidos apenas 800 exemplares, a R$ 150,00. Para ter acesso a versão virtual gratuita  basta clicar aqui: raman.pt/fotobiografia. O novo projeto conta com patrocínio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e Faculdade Estácio. Para atender a contrapartida social de acessibilidade, serão doados 600 exemplares para as bibliotecas públicas.

CONCERTOS NATALINOS
O produtor cultural Nilson Ramon, diretor editorial de ambas as edições da fotobiografia, atuou como empresário, produtor, mestre de cerimônias e amigo da atriz Bibi Ferreira nos últimos 28 anos, e cuidou de seus espetáculos através da produtora Montenegro e Raman. Foi ele que em meados dos anos 2000 trouxe a Natal, em parceria com a Agenda Propaganda, uma série de concertos de Bibi dentro da programação Concertos Cosern de Natal, realizado em frente à Pinacoteca do Palácio Potengi. Aqui foram apresentados Bibi Canta e Conta Piaf, Bibi Vive Amália Rodrigues, Bibi in Concert, sempre contando com a participação da Orquestra Sinfônica do RN, corais Canto do Povo, Madrigal da UFRN e outros convidados. Bibi ainda esteve por aqui uma última vez em 2018 com o espetáculo ‘Bibi, uma vida em musical’, dessa vez com ingressos pagos no Teatro Riachuelo.

 “Citamos Natal em vários momentos. A passagem por Natal na década de 50, quando ela foi chamada de maior atriz do Brasil, até os concertos Cosern de Natal. Bibi tinha muito carinho pela cidade e planejava ao longo do ano o que iria apresentar aqui. Em uma das apresentações dela ao ar livre sentiu cheiro de pipoca e pediu a uma jovem para levar um saquinho no palco”, lembra Raman. As entrevistas para o livro foram realizadas por Maria Alice Silvério, desde a primeira edição, ao longo de mais de 20 anos. Maria Alice Silvério é produtora e pesquisadora, trabalha na área cultural desde 1965. Trabalhou em eventos importantes como 100 Anos da Avenida Paulista, Sunday Design, Tendências, produziu mais de cinquenta espetáculos teatrais, cerca de trinta projetos editoriais e muitos projetos em outras áreas.

Reportagem de jornal local nos anos 90, registra a vinda de Bibi e Gracindo Jr ao TAM. Ao lado, momentos de palco e vida pessoal

O projeto editorial contempla vários capítulos temáticos: Tudo começou no circo; Procópio, pai e mestre; A estreia com 18 anos; Escândalos, Amores, Interpretações inesquecíveis, Prêmio no Japão e, Transmissão ao vivo do Oscar em 1972, além da lista de suas direções em peças, shows, óperas e discos. No capítulo final, uma Galeria de Personagens, com fotos especialmente escolhidas pela atriz, com os papéis mais marcantes na sua vida.

Bibi nos anos 40 em espetáculo A Pequena Catarina, apresentado em Portugal

O miolo abriga textos biográficos, outros em primeira pessoa, reprodução de reportagens e recortes de críticas de jornais e revistas de várias épocas, com destaque para a matéria de página inteira publicada pelo The New York Times, em 2016. Traz depoimentos de Catulo da Paixão Cearense, Austregésilo de Athayde, Paschoal Carlos Magno e Sábado Magaldi, entre outros ilustres. Tem espaço, ainda para passagens sobre seus casamentos, a filha, os netos, sua fiel escudeira, a camareira Neide, que cuidava da Bibi em casa desde 1982, e a produtora executiva Cleusa Amaral, entre outras pessoas importantes no seu dia a dia.
 

Serviço:

Para acesso gratuito à Internet – www.raman.pt/fotobiografia

Para compra  https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/