Escola de Música de Mãe Luíza é um dos eixos construídos pelo Centro Sócio-Pastoral | Adriano Abreu
É Típico!
Autor de Cidade de Deus autografa obra no dia 5 de maio, mas comemorações contam com outros eventos, como concurso de arquitetura e palestras
23 de abril de 2023
O escritor e roteirista Paulo Lins, conhecido pelo best-seller “Cidade de Deus”, estará em Natal no dia 5 de maio para o lançamento do livro "Mãe Luiza – construindo otimismo", no qual ele conta a história do nascimento da comunidade que passou de favela a bairro ativo. A sessão de autógrafos acontece às 19h, no Ginásio Arena do Morro, e integra as comemorações de 40 anos do Centro Sócio-Cultural Nossa Senhora da Conceição. A programação acontece entre os dias 3 e 5 de maio e conta ainda com a palestra "Desenvolvimento Social e Arquitetura” e o lançamento do "Concurso Arquitetônico Comunidades Vivas”.
A instituição foi fundada pelo padre Sabino Gentili no final da década de 80, juntamente com pessoas da comunidade, e funciona como organização filantrópica que aglutina as principais atividades sócio-culturais do bairro e é responsável pelo modelo de inclusão social promovendo ações de arte, cultura, esportes e educação.
Atualmente sob a direção de Padre Robério Camilo e Ion de Andrade, o Centro emprega cerca de 60 funcionários, em sua maioria do próprio bairro de Mãe Luiza, distribuídos entre seis atividades principais: Escola Espaço Livre; Casa Crescer; Instituição de Longa Permanência para Idosos Espaço Solidário; Ginásio Poliesportivo Arena do Morro; Escola de Música de Mãe Luiza; e Espaço TransformAção.
Essas atividades atendem cerca de mil usuários da comunidade de forma diária, além de outras ações esporádicas e rotativas desenvolvidas em parceria com outras instituições como UFRN, IFRN, Senac, Sebrae, SAR, SESI, SESC, dentre outras que ampliam esse público.
O escritor Paulo Lins é autor do best-seller Cidade de Deus, que virou filme de sucesso
dirigido por Fernando Meirelles
Otimismo
A obra de Paulo Lins mostra que é possível construir um futuro melhor com otimismo e entusiasmo. Na primeira parte do livro, Paulo Lins conta a emocionante história da criação da favela. A família do Sr. José e D. Lucia com os filhos Regina, Neuza, Chico e Fefedo, este muito a contragosto, é obrigada a fugir da seca do sertão e a imigrar para a cidade grande, onde lutam por um pedaço de terra para chamar de seu, na esperança de uma vida melhor. A vida nas cidades também não é nada fácil, mas graças ao otimismo e à solidariedade, os objetivos desta família e de outras na mesma situação foram gradualmente se materializando.
A segunda parte da obra descreve como nos últimos 30 anos, o distrito de Mãe Luiza, que passou de uma favela miserável para uma comunidade ativa. Desde a primeira ajuda humanitária para a construção de um ginásio, esse processo é descrito em pequenos artigos e ensaios ricamente ilustrados.
Confira a programação :
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022