Peça reconstroi a história de uma misteriosa mulher e o cenário onde passou e viveu

É Típico!

Peça "Jacy" completa 10 anos e volta aos palcos

Primeira peça de Teatro Documentário do Grupo Carmin comemora uma década de (re)existência

30 de agosto de 2023

Uma frasqueira abandonada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Um diretor de Teatro que, por acaso, vê a frasqueira no lixo e decide levá-la. Um processo de 3 anos de investigação.

Esses foram os elementos que deram origem à peça JACY, do Grupo Carmin, que estreou na Casa da Ribeira, em Natal/RN, em 31 de Agosto de 2013. Desde então, ela já foi vista por mais de 60 mil pessoas em mais de 150 apresentações por 23 estados brasileiros e 2 cidades em Portugal.  

Quem diria que a História de uma mulher abandonada no lixo e que logo seria esquecida, se mantém mais viva do que nunca?!, disse Henrique Fontes, Dramaturgo, Diretor e Ator da peça.

"Jacy, a mulher por trás da peça foi uma mulher independente e à frente do seu tempo. Contar essa História e também denunciar fatos graves no Brasil, com leveza e acidez tem sido a nossa jornada", disse Quitéria Kelly, atriz da peça e fundadora do Grupo Carmin.

Na peça, o Grupo Carmin revela o processo de investigação para descobrir quem era Jacy e porque seus pertences foram parar no lixo. À medida em que os fatos vão sendo revelados, o público acompanha a vida de uma mulher comum e ao mesmo extraordinária. Jacy viveu intensamente a 2 Guerra mundial em Natal e a Ditadura empresarial-militar no Rio de Janeiro. Ela esteve no epicentro de um importante conflito da política no RN; viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias sozinha em Natal, RN.

A dramaturgia é compartilhada entre Henrique e os filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo e revela fatos que muitas vezes ignoramos sobre o abandono dos idosos, a política oligárquica no Brasil e o crescimento desenfreado das cidades brasileiras.

Prêmios

JACY participou de importantes festivais como o XVI Festival Cena Contemporânea (DF); a X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo (SP); o 21 Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE); o 7 Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) além de ter circulado por 18 estados brasileiros, pelo Palco Giratório do SESC de 2016. Cumpriu  temporada  no SESC Copacabana em Março de 2016 e Janeiro-Fevereiro de 2017 no SESC Pinheiros em São Paulo. Em 2022 fez nova temporada no Rio de Janeiro, desta vez no SESI Firjan Centro e representou o Brasil na Mostra São Palco em Coimbra e Aveiro, em Portugal.
 
 O Grupo  Carmin surgiu em 2007 com a peça Pobres de Marré, que circulou por mais de 20 festivais e mostras no Brasil e na França. O Grupo vem desenvolvendo pesquisa em dramaturgia original, exclusão social urbana e Teatro Documentário.  Em 2010, realizou o experimento cênico Olha a Água, a partir da obra A Alma Boa de Setsuan , de Brecht. Em 2011 montou a peça para crianças Castelo de Lençóis. Em 2013 estreou a peça JACY ; em 2015 estreou  "Por Que Paris? e, em 2017, estreou A Invenção do Nordeste.

A peça traz ainda os operadores da Dramaturgia Audiovisual e luz,Daniel Torres e Rafa Guedes. O designer de Luz é Ronaldo Costa e a direção de arte e cenografia é assinada por Mathieu Duvignaud. A trilha sonora é de Tony Gregório.

SERVIÇO:

Peça "Jacy"
DATAS: 01, 02 e 03 de Setembro de 2023 
HORÁRIO: 20H
LOCAL: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52 - Ribeira)
INGRESSOS: outgo.com.br/teatrocarmin