Com poesia e humor, atores contam a origem e os costumes do povo seridoense. Foto: Brunno Martins

Agenda Cultural

Peça Meu Seridó retorna no meio digital com temporada e oficinas 

Espetáculo que aborda a ancestralidade do sertão potiguar terá temporada gravada para a internet e oficinas para professores do Seridó

07 de setembro de 2020

O espetáculo que pôs na bagagem a ancestralidade do sertão potiguar está de volta. É “Meu Seridó”, primeira produção da Casa de Zoé a debutar no meio online. Outros grupos importantes de Natal já tinham experimentado o teatro virtual, como o Carmin e Clowns de Shakespeare. “Demorei a aceitar, pois queria ir ao Seridó”, comentou a atriz Titina Medeiros em suas redes sociais. A montagem será pré-gravada e transmitida pelo Youtube durante o mês de outubro em seis edições, de forma gratuita para todos os públicos – inclusive os seridoenses que ainda não a assistiram. 

Sob o guarda-chuva do projeto “Sementes do Meu Seridó”, a volta de “Meu Seridó” contempla ainda uma série de atividades formativas voltadas para professores das cidades seridoenses de Acari, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Florânia, Parelhas e Umarizal.  As oficinas acontecem em setembro e já estão com inscrições abertas até dia 16.

“Meu Seridó”  nasceu em 2017 a partir do convite que a atriz acariense Titina Medeiros fez ao dramaturgo Filipe Miguez, com quem trabalhou na novela Cheias de Charme. A peça estreou sob a direção de César Ferrario e contou de forma bem humorada e poética a origem e os costumes de região do Seridó. Depois da estreia em Natal, circulou pelo Sudeste através do Palco Giratório do Sesc nacional, mas não foi apresentada no Seridó. Agora será uma oportunidade de chegar ao lugar que o inspirou, mesmo de forma virtual,  pois a pandemia da covid-19 interrompeu os planos de novas turnês. 

Titina Medeiros anunciou que pelas redes sociais da Casa de Zoé o público poderá acompanhar “nossa preparação para chegar ao Seridó (e ao mundo) com o projeto Sementes do Meu Seridó, que devido a pandemia acontecerá de forma on-line em nosso canal no YouTube e em nossas redes sociais", afirmou a idealizadora do projeto.

Além de Titina, a peça traz no elenco Nara Kelly, Caio Padilha e Marcílio Amorim se revezando em diversos personagens para contar, com poesia, humor e teatralidade circense, a origem e os costumes da região, abordando questões importantes como a condição da mulher no sertão, a extinção do indígena em detrimento do boi e outros temas, sempre de forma poética e teatral.

Oficinas

Em setembro será realizada a oficina virtual "Sementes de Histórias", com o Professor Dr. Helder Macedo, para Professores e Professoras da rede pública de ensino das cidades contempladas pelo projeto. As inscrições serão realizadas de 04 a 16 de setembro, e podem ser realizadas pela internet nas redes sociais da Casa de Zoé.

Os professores, ao terem sua inscrição confirmada, receberão o livro do espetáculo "Meu Seridó" e um kit de sementes de plantas nativas da caatinga.  A oficina tem como objetivo discutir junto aos docentes da rede pública das cidades elencadas, aspectos históricos que emergem do texto dramatúrgico do espetáculo "Meu Seridó", do autor Filipe Miguez, realçando suas conexões com a literatura regional e com as fontes históricas.

"Sementes do Meu Seridó" é uma realização da Casa de Zoé com produção da Bobox Produções. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado e Fundação José Augusto, através do Programa de Patrocínio Câmara Cascudo, Cosern e Instituto Neoenergia.

Acesse aqui o canal da @CasadeZoe