Remontagem de "Jacy" no meio virtual integra projeto Escala Cultural

Agenda Cultural

Peça online “A Frasqueira de Jacy” será exibida sábado no YouTube

Produzida durante a quarentena e pensada para esta nova realidade, peça é uma adaptação da premiada “Jacy”

27 de março de 2021

A premiada peça “Jacy”, do Grupo Carmin, ganha uma versão online, “A frasqueira de Jacy”, que vai ao ar neste sábado (27), às 20h, através do Canal do YouTube da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A peça será exibida uma única vez e não ficará gravada após o horário. Depois da apresentação ocorrerá um diálogo entre público e atores no Google Meet. Este evento online integra a programação do projeto Escala Cultural, da cidade de Maringá (PR), realizado com incentivo do Prêmio Aniceto Matti.

História

Uma frasqueira encontrada no lixo e dentro dela vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Foram três anos de investigação para saber quem foi a dona daquele objeto que continha vários pertences históricos. Esse trabalho resultou na peça de teatro documental intitulada “Jacy”.

“A Frasqueira de Jacy” trata-se de uma recriação da peça original para o formato online, filmada ao vivo e com interação de documentos gravados. Ela foi atualizada durante o período de quarentena.

“A trajetória de vida de Jacy fala muito do nosso Brasil. Traduzimos essa obra numa linguagem diferente. Não deixamos de trazer o elemento do teatro para o audiovisual e conseguimos fazer tudo isso à distância”, conta o diretor Henrique Fontes.

Fontes revela que sente a falta do elemento catártico, o prazer de estar diante de uma plateia. Por outro lado, entende que o YouTube também promove o teatro, democratizando peças teatrais que muitos não teriam outra oportunidade para conhecer.    

Jacy, a proprietária da frasqueira, teria completado 100 anos de vida no ano passado. Jamais imaginaria que entraria pra história dentro de tantas estórias.