Poster de “Lemniscata” traz ilustrações do diretor, que também é artista plástico

Reportagens

Curta mistura mistério, horror e surrealismo com time de peso

Pedro Balduino estreia dia 20 curta “Lemniscata”, com Makarios Maia, Luana Fontes no elenco e trilha de BEX

18 de agosto de 2020

Por Cinthia Lopes | Editora e redatora

Numa noite uma jovem chega a seu apartamento e percebe que não está sozinha. Há mais alguém ou alguns no lugar. Pesadelo, delírio ou realidade absurda, fato que dali em diante a moça terá de conviver com esses inquilinos que surgiram do nada e não pretendem deixar o lugar. A partir daí se dá o confronto entre o real e o mundo onírico que engendra a narrativa de “Lemniscata”, novo curta-metragem do artista plástico e realizador audiovisual Pedro Balduino, de 28 anos.

 Filmado no final de 2019, o curta foi finalizado durante o período de isolamento social provocado pela pandemia, e agora está pronto para estrear, no dia 20 de agosto, no meio online para o qual foi feito. “A proposta de formato se relaciona bem com as redes sociais e a gente recomenda que o filme seja assistido pelo celular, com a rotação automática desligada”, comenta o diretor em entrevista ao TÍPICO LOCAL.

Realizado de forma independente sem editais ou leis de incentivo, como frisa o diretor ao dizer que “até a pizza foi dividida entre a equipe”, o filme também surpreende por reunir um interessante time de profissionais que abraçaram o projeto de forma voluntária. É o caso do professor, ator e dramaturgo Makários Maia, a estilista Jéssica Cerejeira, a atriz Luana Fontes e a compositora Rebeca Gibson, a BEX que criou a trilha sonora original.

Já pensando no futuro e nos festivais de filmes online, o curta também marca a estreia do selo “Nuvim 7D” — Núcleo Video Artístico Modernista do Sétimo Dia, criado para abrigar filmes do gênero, dele e de parceiros. Também participam da produção Olga Guedes (maquiadora), Jônatas Barbalho (fotografia) e Kaiony Venâncio (preparador de elenco).

 

Luana Fontes e o experiente Makarios Maia dão peso à dramaturgia de “Lemniscata”. Fotos: Instagram

“Outras pessoas surgiram nesse processo totalmente por acaso, como a Vivian Moura que comprou a ideia deste projeto e fez um trabalho belíssimo de direção de arte. E a Luana Fontes que foi o verdadeiro plot twist na história deste projeto: ela chegou de última hora para substituir a atriz protagonista que precisou de afastar do projeto”, detalha o diretor. O ator Marcone Soares imprimiu experiência ao personagem Marxine Bardo e a pequena Sofia que foi selecionada num teste de elenco. “Esse filme foi cheio de surpresas boas no processo”.

Mistérios no apartamento 8

Envolto em mistério e pitadas surrealistas, o filme tem “a cara” e as referências artísticas de Pedro Balduino, que é bastante familiarizado com enigmas, ele próprio um conhecedor dos símbolos do tarô, do caoísmo e um admirador de produções do gênero como Twin Peaks (David Lynch).

Não à toa a referência ao título à elipse em forma de oito deitado, popularmente conhecido como símbolo do infinito. Apesar do tom sobrenatural, o diretor diz que o filme “é sobre relações que se estabelecem com os espaços que chamamos de lar e também sobre como a vida pode ser violentamente absurda”.

 “Lemniscata” nasce de algumas experiências sensoriais que o diretor/roteirista vivenciou a partir de um sonho. “A ideia surge como algo abstrato e você fica com ela ali matutando, esperando virar alguma coisa. Esse processo levou uns dois anos, até que em 2019 eu já sabia o que eu queria para este filme, escrevi o roteiro e comecei a buscar uma equipe para realizá-lo comigo”, conta.

Pedro Balduino é artista plástico, diretor e roteirista. Foto: Reprodução

Das artes plásticas para o audiovisual

Carioca radicado em Natal, Pedro Bauduino é formado em Artes Visuais pela UFRN. Começou a explorar mais fortemente o cinema e vídeo em 2012, quando conheceu o escritor, professor e crítico Moacyr Cirne e com ele estudou Cinema no curso de Artes Visuais. Escreveu e dirigiu o seu primeiro curta experimental, "Do Preto a Cor". Em 2012 intensificou sua produção audiovisual e escreveu e dirigiu outro curta experimental, "Mãos".

Apesar de jovem, Pedro Balduino tem uma estrada longa como artista visual e ilustrador de livros, muitas dessas ilustrações recriam histórias que nasceram no cinema. A mais recente ilustração é inspirada no premiado filme Central do Brasil (Walter Salles). Pedro também é diretor de filmes experimentais e vídeo arte e realiza exposições em várias capitais.

Com “Lemniscata”, são oito produções na conta. Aqui ele quis voltar ao formato mais convencional do cinema indie,  com equipes maiores e com uma estrutura menos artesanal. “Um jeito de fazer filme onde vários artistas colocam um pouco de si, o fotógrafo, a diretora de arte, a figurinista, cada um com o seu estilo, se inserindo. Então nesse sentido ele está um pouco diferente dos meus trabalhos anteriores”. Seu trabalho como ilustrador e como realizador pode ser acompanhado no instagram.com/artedobalduino.

Lemniscata

8’ / Brasil / 2020 / Curta-metragem > Horror > Mistério

Estreia dia 20, nas redes sociais. Produção Nuvim 7D em parceria com NAVnoar.

Elenco: Luana Fontes: Sasha / Makarios Maia: Urso / Débora Araújo: Lady / Marxine Bardo: Diabo / Sofia Medeiros: Criança