Pedro Mendes lança disco com 9 músicas inéditas produzido pelo selo Dosol. Foto: Luana Tayze

Agenda Cultural

Pedro Mendes se reconecta à cidade em “Escute Aqui”

Artista lança novo álbum 30 anos depois e volta a cantar a cidade, o amor e a vida. Live de lançamento é neste sábado, às 20h

28 de novembro de 2020

Cinthia Lopes

Um novo Pedro Mendes está em “Escute Aqui”, álbum inédito do artista natalense que há 30 anos não gravava um disco completo. Está em todas as plataformas digitais dede sexta-feira (27) pelo selo Dosol. Neste sábado, será exibida uma apresentação em formato “live” para que público conheça o novo trabalho apresentado por ele. O show entra às 20h pelo youtube.com/dosoltv, com Pedro Mendes tocando as músicas de agora e outros temas importantes da sua extensa carreira.

“Escute Aqui” tem 9 faixas inéditas que fazem um recorte da carreira de Pedrinho, o compositor de "Linda Baby' e "Fera Nova". São letras que falam da vida, do amor e da cidade. O Pedro romântico surge na faixa-título “Escute Aqui”, balada acústica que se diferencia ao valorizar o piano em vez das percussões.  Mas tem o Pedro das antigas batucadas no frevo  “Acordo Doido”, co-autoria com Babal Galvão, ou no samba-reggae “Se você Quiser”. 

A mistura de coco de embolada com baião acerta o ponto na excelente “Tuca, Menina Pobre”, onde a rabeca de Caio Padilha marca presença e antecede à delicada “Natan”, uma declaração de amor ao filho em forma de canção de ninar.

Pedrinho continua em boa forma ao falar de Natal na afetiva “Embaixo do Jambeiro”, na qual faz um passeio pelo lugar onde cresceu, ali pelo Barro Vermelho e a Av. Jaguarari:  “Eu vi o asfalto cor de rosa debaixo do jambeiro/ no Barro Vermelho eu plantei a Rosa o ano inteiro/Jaguarari e outras ruas tão formosas/ ainda tem o riacho no pé da ladeira e na rua de baixo mora a lavadeira/ Correnteza quando chove, faz descer da Seis e da Nove muita água pra encher a praça no Baldo...”

“Baião em Bologna” é um retorno ao forró em sua universalidade, Pedro diz na letra que dançou mesmo um baião na cidade italiana. O Pedro viajante segue com “Jardim da Floresta” uma bela toada que revisita o boi a partir da expressão do boi bumbá de Parintins a outros bois do Nordeste.  E desagua na instrumental “Itaquatiara”.

ouça aqui

 

Vários artistas da cidade participam nas faixas, como Khrystal, Caio Padilha, Sérgio Farias, Eduardo Taufic, grupo Pau e Lata, Antônio de Pádua, Bruno Sirino, Ramon Gabriel, Sílvio Franco e Erick Firmino. A direção artística e co-produção é de Anderson Foca e Sérgio Farias, com mixagem de Yves Fernandes e masterização de Eduardo Pinheiro. A produção executiva é de Rodrigo Bico e a concepção e design da capa é de Caio Vitoriano. O projeto do álbum e do show de lançamento tem patrocínio do Sebrae/RN, através do edital de economia criativa da entidade.

MAIS SOBRE PEDRO

Pedro Mendes iniciou a carreira nos anos 1980, quando compôs a música “Linda Baby” aos 18 anos.  A música fora gravada seis anos depois no disco estreia “Esquina do Continente”. Emblemático, o disco reuniu sucessos que embalaram gerações, como “Alegre Meninos” , parceria com Carlos Castim, “Esquina do Continente”, “Fera Nova”, “Brilho de Unganda” e claro “Linda Baby”, hino afetivo da capital potiguar.  Natural de Parnamirim (RN), Pedro Mendes lançou dois discos (além de “Esquina” de 87, “Um Pedro a Mais”, de 91 e recebeu vários prêmios. Além de circular pelo Brasil em projetos como o Pixinguinha, ele ganhou reconhecimento de estrelas da música popular brasileira, como Moraes Moreira e Gilberto Gil.

SERVIÇO

Live de Pedro Mendes apresentando “Escute Aqui”. Neste sábado. 28/11 às 20h no youtube.com/dosoltv