Capa do álbum inédito Deriva, de Pedro Souza. Crédito: Sandy Quitino

Agenda Cultural

Pedro Souza apresenta seu samba baiano contemporâneo 

“Deriva”, álbum produzido por Gustavo Arruda (Plutão Já Foi Planeta) e Rodrigo Cunha, bebe na fonte do samba do mestre Ederaldo Gentil

04 de junho de 2021

Está chegando aos ouvintes no 4 de julho o álbum “Deriva”, estreia do cantor e compositor soteropolitano Pedro Souza. O trabalho com sete músicas autorais bebe da fonte do samba baiano de Ederaldo Gentil, da música pop e da vivência do artista em Salvador. Gustavo Arruda (Plutão Já Foi Planeta) e Rodrigo Cunha assinam a produção do trabalho, que tem distribuição da Agulha Produções. A capa é do artista baiano JuniorTropek (@tropeek).
Herdeiro de uma tradição musical que vem desde seu avô materno, que nos anos 70 foi percussionista do grupo Sombatuque, Pedro destaca também a influência da capital baiana no seu trabalho. Salvador, com toda sua pluralidade cultural e suas contradições, é a grande musa do jovem compositor, presente em todas as faixas do álbum.
“A forma como eu me relaciono com Salvador no dia a dia me inspira mesmo nas coisas mais triviais, como o trajeto de ônibus para ir ao trabalho, por exemplo”, explica Pedro. “Além disso, tenho uma herança familiar muito forte nesse sentido. Minha família sempre teve uma postura de não apenas viver em Salvador, mas de viver Salvador, sabe?  Então, tudo que eu escrevo é fiel à essa herança, à tudo que aprendi com meu avô, e que passa também pela cidade onde eu vivo”.

As rodas de samba no Mercado Modelo, o cinema e a literatura são outras fontes de inspiração do artista, que idealizou o álbum como uma narrativa sonora, em que cada faixa representa um episódio de uma travessia. “Selecionei as músicas que eram mais condizentes com o que eu queria apresentar no disco. Uma espécie de linha do tempo, não em relação à passagem do tempo em si, mas às esferas melódicas, aos climas. É isso que une as músicas no disco, para mim”, afirma.

Pedro Souza assina todas as letras e composições de Deriva, com exceção do instrumental “Agô”, que nasceu a partir de um improviso no estúdio. Este é o terceiro lançamento do artista, que estreou com o EP Tanto Faz (2020), e lançou o single “Fevereiro”, no primeiro semestre de 2021.

https://ps.onerpm.com/4314735208