Persie dá tom exótico e moderno ao trabalho de estreia. Foto: Evely Cardoso

Agenda Cultural

Persie estreia com álbum "Odaléa" e lança clipe

Artista baiana residente de Natal/RN, lança disco com referências autobiográficas, que traz memórias afetivas do sertão, litoral e grande cidade

31 de agosto de 2021

Depois de lançar singles em 2021,  "Baixo Oceano" com Luisa Nascim (Luísa e os Alquimistas) e "Antenas" , a cantora e compositora baiana Persie estreia seu primeiro álbum Odaléa. O tom é autobiográfico e inspirador. É seu nome de batismo, de sua avó, nome de rainha e da ópera de Carlos Gomes.

Não à toa, o disco  tem como enredo um conto com referências autobiográficas e memórias afetivas, onde a "Mulher Gigante", personagem fictício, nascendo numa pequena cidade do sertão, se sente oprimida pelo seu tamanho desproporcional e foge para o litoral até chegar a grande cidade.

As influências sonoras e letras do disco também passeiam por estas geografias e memórias afetivas do sertão nordestino  como o brega de "Reginaldo Rossi" e a psicodelia de "Alceu Valença"; No litoral  o samba-reggae de " Margareth Menezes","Timbalada" e o rock progressivo de "Cidadão Instigado", até chegar a música sintética das máquinas das grandes cidades, como "Kraftwerk", "Edgar",  e etc.

O álbum começou a ser produzido no fim de 2019, por Persie, Dreg Araújo , Carlos Tupy e Dio Costa,  tem participação também de produção musical de Pedro Regada e IBRAIN Project, e "feats"  com Dieguito Reis (Vivendo do ócio), Luísa Nascim (Luísa e os Alquimistas), e Tatá Aeroplano.

“O disco fala sobre a força da mulher, principalmente da mulher nordestina, em uma alusão à “mulher gigante”, que sou eu mesma e muitas. Imprime o movimento retirante moderno do sertão à cidade grande, que neste roteiro geográfico, é a busca da mulher em algo que está dentro dela mesma. É muito pessoal e importante este disco porque marca um momento de afirmação na minha carreira musical.” Conclui Persie.

Ouça “Odaléa” em: https://ditto.fm/persie-odalea