Poeta e cigano, Fernando Kalon é um dos fundadores da lendária banda Alcateia Maldita

Agenda Cultural

Personagem da contracultura potiguar, Fernando ‘Kalon’ Lima lança primeiro livro  aos 72 anos

‘Canção de Maracajaú’ mistura de poesia e prosa, terá lançamento no Bar do Zé Reeira, próximo sábado

03 de fevereiro de 2022

Conhecido do universo literário e um dos personagens marcantes da contracultura potiguar, o poeta Fernando Lima lança neste sábado, 5 de fevereiro,  seu primeiro livro: ´Canção de Maracajaú`, uma mescla  de poesia e prosa que, segundo o autor, estava guardada num caderno de anotações durante décadas. O lançamento vai acontecer no no Largo Cultural Ruy Pereira-Bar do Zé Reeira, na Cidade Alta.

 Segundo a organização, a programação começa às 11h, com sessão de autógrafos e leitura de poemas pelo autor, seguida da sessão musical reunindo os seus parceiros. O livro retrata em sua essência o cotidiano praieiro numa linguagem simples e direta.

 Em 'Canção de Maracajaú’, Fernando resgata o período em que viveu na bucólica vila praiana, desde quando ali aportou nos anos 70 levado pelo amigo e artista Walter Berbe. “Encantado com a vida pacata, a natureza, e a beleza estonteante do lugar, em pouco tempo Fernandão - como é também conhecido - virou nativo, sendo até hoje um personagem querido entre os moradores. É dele o hino oficial da comunidade”, afirma Paulo Procópio, jornalista e um dos organizadores do lançamento.

O livro é uma publicação da Timbre Editorial, e se divide em três partes: Eu Por Mim Mesmo, Canção de Maracajaú, e Outros Mares. O projeto gráfico é do artista Flávio Novaes. O livro ficou pronto no final de 2020, mas diante da evolução da pandemia somente agora o lançamento se concretiza. A edição teve o apoio da Nação Potiguar, Sítio Alto Astral, Sindicato dos Bancários/RN, e um grupo de amigos. O lançamento tem o apoio da Funcarte e da Samba. 

MESTRE SALA DE TERRAS E MARES 

Fernando Lima, Fernandão, ou Fernando Kalon (devido à ascendência cigana) são a mesma pessoa, mas ao mesmo tempo várias, segundo os amigos. Pescador, artesão, artista plástico, boêmio, bruxo mestre do Tarô, cigano por natureza e andanças tribais, que desde a juventude botou os pés na estrada. Fez parte da geração alternativa que aflorou nos anos 60, sendo também compositor musical, e um dos fundadores da lendária banda Alcatéia Maldita, criada nos anos 70, e ainda na estrada sob a liderança do cantor Raul Andrade. 

SERVIÇO 

Data: 05 de fevereiro de 2022
Horário: 11h
Local: Bar do Zé Reeira, Largo Ruy Pereira, Cidade Alta 
Livro: R$ 35,00