Pesquisa revela que natalense gosta mais das festas juninas do que do carnaval. Foto Joana Lima
É Típico!
Cultura nas Capitais, iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte com patrocínio do Itaú Cultural, será debatida no Sesc com programação aberta
19 de março de 2025
Pesquisadores, gestores públicos e agentes culturais se reúnem nesta quinta-feira ( 20/03 ) para conhecer e debater os resultados da pesquisa Cultura nas Capitais, iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú Cultura, que mapeou os hábitos culturais em todas as capitais brasileiras. Os dados sobre as preferências culturais de quem mora em Natal serão apresentados no Sesc Cidade Alta, das 13h30 às 17h30, com entrada gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia AQUI.
Ao todo, foram realizadas 19,5 mil entrevistas presenciais nas 26 capitais e no Distrito Federal, revelando o perfil de quem acessa e não acessa atividades culturais. Na capital potiguar foram realizadas 600 entrevistas.
Iracy Azevedo, secretária de Cultura de Natal, já está confirmada na primeira mesa do debate, com tema " Acesso à cultura nas capitais - Desigualdade e diversidade". Representantes da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte e do Sesc Cidade Alta também devem integrar a mesa. Na sequência, Rodrigo Bico, ator e produtor teatral; Gláucio Pedubreu, produtor e educador popular; e Sanzia Pinheiro Barbosa, articuladora cultural, participam da mesa que vai abordar os Hábitos culturais em Natal: Música, espaços e eventos.
Além do Itaú , a pesquisa contou com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Também contou com a parceria da Fundação Itaú. Os seminários para a apresentação dos dados vão ocorrer em todas as capitais ao longo de 2025. Confira mais informações no site.
Típico Local teve acesso à pesquisa que aponta as preferências e carências no acesso às atividades e bens culturais.
Por exemplo, sobre festas mais importantes de Natal, o natalense disse preferir mais as festas juninas do que o carnaval.Das festas citadas a preferida é a Festa do Boi que vem logo após as festas religiosas. O forró é a música favorita do natalense, com 36% da preferência, seguida de gospel (29%), MPB (25%), rock (14%) e pagode (11%).
Na questão da prática de atividades culturais, 36% dos natalenses dizem ter feito alguma atividade ou hobby que envolva cultura, sendo a dança a principal escolha, seguida de artesanato, música e desenho/pintura.
Para a maioria dos entrevistados, a cultura é associada ao bem estar e é considerada essencial para a vida (87%). Dentre os itens destacados como importantes está a acessibilidade ( 86%) depois a abordagem sobre a realidade do local, ou seja, a programação precisa abordar a sua cultura.
Na questão de hábito musical, a maioria ouve música pelo celular (86%), seguido de som portátil (75%), carro (51%), rádio (47%), computador (39%), CD/DVD (0%) e vinil (9%).
Em um recorte da programação artística, apenas 24% dos moradores disseram ter ido ao teatro em 2024 e 35% não se interessam pela arte, porém, 34% disseram não ir por falta de tempo e 18% não vão por razões econômicas. Mas o Teatro Riachuelo é citado pela maioria como a casa mais frequentada. Também foram destacados o TAM, a Arena das Dunas, ginásio Nélio Dias, igrejas em geral, Parque das Dunas, Ribeira, dentre outros.
O Museu Câmara Cascudo é a instituição museológica mais visitada de Natal, seguida de outros museus e em terceiro lugar a Fortaleza dos Reis Magos.
Na área de gastronomia, a pesquisa perguntou aos entrevistados qual o prato que melhor representa a culinária de sua cidade. Era uma questão aberta: as pessoas poderiam citar qualquer prato. A maioria citou ginga com tapioca, porém os frutos do mar, entre os quais camarão, peixe e caranguejo estão juntos em 32% das citações dos entrevistados. O cuscuz com ovo ou com charque vem em segundo (20%).
SEMINÁRIO CULTURA NAS CAPITAIS
Natal (RN)
Local: Sesc Cidade Alta (Rua Cel. Bezerra, 33 – Cidade Alta)
Data e horário: 20/03, das 13h30 às 17h30
Gratuito
Inscrições: disponíveis no site
programação sujeita a alteração
13h30 às 13h50 Credenciamento
13h50 às 14h00 Abertura
14h00 às 14h45
Mesa 1 – Acesso à cultura nas capitais > Desigualdade e diversidade
Iracy Azevedo (Secretária de Cultura de Natal)
Representante da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte (a definir)
Representante do SESC Cidade Alta (a definir)
14h45 às 15h00 Intervalo – Café
15h00 às 16h45
Mesa 2 –
Rodrigo Bico (Ator e produtor teatral)
Gláucio Pedubreu (Produtor e educador popular)
Sanzia Pinheiro Barbosa (Articuladora cultural)
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022