Mesa da próxima terça-feira terá as participação do ex-ministro Gilberto Gil

Agenda Cultural

Pesquisa sobre impactos da Covid-19 na Economia criativa é lançada com debate no Sesc

Série Ideias discute impacto da pandemia na Economia Criativa, além de temas como Diversidade, Educação e Ciência

16 de agosto de 2020

A série Ideias, transmitida ao vivo sempre às 16h pelo YouTube do SescSP, convida pensadores e articuladores sociais de diversas áreas para a troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade. O objetivo é incentivar a reflexão no contexto desafiador em que todos nos encontramos, abordando questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. As exibições tem tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na terça-feira, 18, acontece o debate de ‘Lançamento da Pesquisa Impactos da COVID-19 para a Economia Criativa’. Excepcionalmente às 17h30, o encontro contará com as presenças de Gilberto Gil, um dos nomes mais importantes da música popular brasileira, nomeado "Artista pela Paz", pela UNESCO, e que foi Ministro da Cultura do Brasil entre 2003-2008; e Danilo Santos de Miranda, filósofo, cientista social, especialista em Ação Cultural e diretor do Sesc São Paulo. Também participam da mesa Paulo Miguez, vice-Reitor da Universidade Federal da Bahia e ex-assessor Especial do ministro Gilberto Gil e Daniele Canedo, coordenadora do Observatório da Economia Criativa.

 Juntos, apresentarão os resultados de uma pesquisa realizada pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA), que levantou e analisou dados sobre impactos e percepções de indivíduos e organizações que compõem os setores da economia criativa para subsidiar os debates e ajudar nas ações necessárias de apoio ao setor. Mediação e apresentação de Mariana Fernandes, que integra a equipe de programação do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

De acordo com Danilo Miranda, a área da cultura, ou da economia criativa como empregado na pesquisa, está neste momento enfrentando um grande desafio: "Os diversos profissionais que a compõem precisam de apoio para manter sua existência e continuar a produzir criativamente. A pesquisa traz a percepção desses profissionais sobre o impacto da pandemia e tem o mérito de mostrar que as medidas possíveis para auxílio estão no raio de ação do poder público e na capacidade de apoio de instituições culturais que agora realizam atividades on line, como é o caso também do Sesc", afirma.

No dia seguinte, quarta-feira, o bate-papo Diversidade e Ciência aborda o papel da ciência na manutenção de status quo e políticas afirmativas de reparação ao racismo e as adversidades entre os diferentes grupos sociais.