Planetário é espaço de diversão e saber para quem se interessa por fenômenos astronômicos. Foto: PMP

Reportagens

Planetário de Parnamirim promove viagens de imersão pelo Universo

Sessões diárias são realizadas por agendamento, e a equipe também acompanha fenômenos astronômicos, tirando dúvidas da população

16 de maio de 2022

Cinthia Lopes | do Típico Local *

Do céu de Parnamirim às profundezas do oceano cósmico sem sair do lugar. Assim é a rotina de projeções do Planetário Municipal de Parnamirim, único modelo de planetário físico do Rio Grande do Norte. O equipamento recebe estudantes, turistas e pesquisadores locais e de fora do estado e do Brasil, para uma viagem diferente a cada dia: Desde a deslumbrante observação do céu totalmente estrelado da cidade, até as projeções que simulam viagens para planetas, sistemas solares e galáxias, nas perspectivas do passado e do futuro.

Construído em 2008, desde 2020 a estrutura é referência em educação não formal sobre Astronomia e também um ponto de encontro e informação sobre o que está “rolando” além da Terra. Um exemplo bem recente foi o Eclipse Lunar. Nem todo mundo ficou acordado para apreciar a beleza da “Lua de Sangue”, mas  a equipe do Planetário não só ficou de olho como orientou os curiosos e documentou todo o fenômeno para exibir aos estudantes que visitaram o Planetário nesta segunda-feira (16). 

Equipe do Planetário de Parnamirim documentou, tirou dúvidas e exibiu imagens da "Lua de Sangue"

A estrutura do centro de observação astronômica de Parnamirim tem capacidade para receber 60 pessoas, sendo 59 em assentos e um cadeirante em cada sessão. A tecnologia é formada por uma cúpula em formato de meia lua onde são projetadas em seu interior imagens do céu de Parnamirim em tempo real e outras viagens por meio de equipamentos de tecnologia óptica mecânica e digital. “Temos um diferencial em relação à tecnologia, pois é um sistema híbrido de binóculo mecânico e digital que permite muitas imersões”, comentou a diretora do Planetário e astrônoma Wanessa Dantas.

De acordo com a planetarista, é um lugar para instigar a imaginação e sobretudo trazer conhecimento, como uma porta aberta para conhecer o Universo.

“Enquanto planetário, é um lugar que dá à população a oportunidade de visualizar o céu em tempo real. Aqui também podemos ver o céu em diferentes épocas e pontos da Terra. Temos o passado e o futuro, ou seja, podemos projetar viagens de imersão no nosso sistema solar e visitar a época dos dinossauros. Também ir para fora da Via Láctea, e mostrar como outras galáxias se comportam e suas diversas formas”, explicou. 

Ela conta que as viagens projetadas variam de acordo com a faixa-etária do público. Além disso, existe um programa de inclusão oferecendo interpretação em Libras (Linguagem dos sinais). “Participamos de eventos nacionais e internacionais e temos essa programação especial que é referência”, destacou. Uma curiosidade: Apesar da estrutura ser semelhante aos observatórios, no caso dos planetários a cúpula é projetada para não abrir. “Nos planetários nós utilizamos projeções, já nos observatórios existe um telescópio”, explicou. 

Estudantes participam de experiência de viajar além do planeta Terra

O Planetário de Parnamirim funciona no Parque Aluízio Alves, no bairro da Cohabinal, e está aberto ao público mediante agendamento para sessões de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h. A preferência são escolas, instituições ou grupos maiores, mas um sábado por mês acontece a sessão aberta às 16h, sem necessidade de agendamento. A taxa é simbólica, R $4 e R $2 (meia).

Visitações podem ser agendadas

As pessoas que quiserem agendar visitas e exibições podem ligar para o telefone fixo (84) 3643-2135 ou acessar o facebook @Planetariodeparnamirim. Existe ainda a plataforma no Telegram para tirar dúvidas sobre fenômenos e calendário de acontecimentos. 

SERVIÇO

Planetário de Parnamirim. Parque Temático Aluízio Alves, Av. Castor Vieira Régis - Bairro da Cohabinal 59.140-670 - Parnamirim - RN. Agendamentos: (84) 3643-2135. Sessão aberta no último sábado do mês, às 16h. Acesso: R $4 e R $2 (meia).

 


* A reprodução total ou parcial do texto deve conter o crédito do autor e do veículo