Planetário é espaço de diversão e saber para quem se interessa por fenômenos astronômicos. Foto: PMP
Reportagens
Sessões diárias são realizadas por agendamento, e a equipe também acompanha fenômenos astronômicos, tirando dúvidas da população
16 de maio de 2022
Cinthia Lopes | do Típico Local *
Do céu de Parnamirim às profundezas do oceano cósmico sem sair do lugar. Assim é a rotina de projeções do Planetário Municipal de Parnamirim, único modelo de planetário físico do Rio Grande do Norte. O equipamento recebe estudantes, turistas e pesquisadores locais e de fora do estado e do Brasil, para uma viagem diferente a cada dia: Desde a deslumbrante observação do céu totalmente estrelado da cidade, até as projeções que simulam viagens para planetas, sistemas solares e galáxias, nas perspectivas do passado e do futuro.
Construído em 2008, desde 2020 a estrutura é referência em educação não formal sobre Astronomia e também um ponto de encontro e informação sobre o que está “rolando” além da Terra. Um exemplo bem recente foi o Eclipse Lunar. Nem todo mundo ficou acordado para apreciar a beleza da “Lua de Sangue”, mas a equipe do Planetário não só ficou de olho como orientou os curiosos e documentou todo o fenômeno para exibir aos estudantes que visitaram o Planetário nesta segunda-feira (16).
Equipe do Planetário de Parnamirim documentou, tirou dúvidas e exibiu imagens da "Lua de Sangue"
A estrutura do centro de observação astronômica de Parnamirim tem capacidade para receber 60 pessoas, sendo 59 em assentos e um cadeirante em cada sessão. A tecnologia é formada por uma cúpula em formato de meia lua onde são projetadas em seu interior imagens do céu de Parnamirim em tempo real e outras viagens por meio de equipamentos de tecnologia óptica mecânica e digital. “Temos um diferencial em relação à tecnologia, pois é um sistema híbrido de binóculo mecânico e digital que permite muitas imersões”, comentou a diretora do Planetário e astrônoma Wanessa Dantas.
De acordo com a planetarista, é um lugar para instigar a imaginação e sobretudo trazer conhecimento, como uma porta aberta para conhecer o Universo.
“Enquanto planetário, é um lugar que dá à população a oportunidade de visualizar o céu em tempo real. Aqui também podemos ver o céu em diferentes épocas e pontos da Terra. Temos o passado e o futuro, ou seja, podemos projetar viagens de imersão no nosso sistema solar e visitar a época dos dinossauros. Também ir para fora da Via Láctea, e mostrar como outras galáxias se comportam e suas diversas formas”, explicou.
Ela conta que as viagens projetadas variam de acordo com a faixa-etária do público. Além disso, existe um programa de inclusão oferecendo interpretação em Libras (Linguagem dos sinais). “Participamos de eventos nacionais e internacionais e temos essa programação especial que é referência”, destacou. Uma curiosidade: Apesar da estrutura ser semelhante aos observatórios, no caso dos planetários a cúpula é projetada para não abrir. “Nos planetários nós utilizamos projeções, já nos observatórios existe um telescópio”, explicou.
Estudantes participam de experiência de viajar além do planeta Terra
O Planetário de Parnamirim funciona no Parque Aluízio Alves, no bairro da Cohabinal, e está aberto ao público mediante agendamento para sessões de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h. A preferência são escolas, instituições ou grupos maiores, mas um sábado por mês acontece a sessão aberta às 16h, sem necessidade de agendamento. A taxa é simbólica, R $4 e R $2 (meia).
Visitações podem ser agendadas
As pessoas que quiserem agendar visitas e exibições podem ligar para o telefone fixo (84) 3643-2135 ou acessar o facebook @Planetariodeparnamirim. Existe ainda a plataforma no Telegram para tirar dúvidas sobre fenômenos e calendário de acontecimentos.
SERVIÇO
Planetário de Parnamirim. Parque Temático Aluízio Alves, Av. Castor Vieira Régis - Bairro da Cohabinal 59.140-670 - Parnamirim - RN. Agendamentos: (84) 3643-2135. Sessão aberta no último sábado do mês, às 16h. Acesso: R $4 e R $2 (meia).
* A reprodução total ou parcial do texto deve conter o crédito do autor e do veículo
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022