Após dois anos sem acontecer, festival MADA está de volta ao Arena das Dunas. Foto Luana Tayze

Reportagens

Pluralidade musical marca os 24 anos do Festival MADA em 2022

Música Alimento da Alma está de volta neste final de semana 23 e 24 no gramado da Arena das Dunas com estrutura de dois palcos e a diversidade

19 de setembro de 2022

A contagem regressiva foi iniciada: o Festival MADA 2022 está de volta nos dias 23 e 24 de setembro, ocupando o gramado da Arena das Dunas em Natal (RN) com estrutura de dois palcos lado a lado e a pluralidade sonora que é a marca de sua história. Considerado um dos mais sólidos festivais de música do Brasil, o evento completa 24 anos em ritmo de retomada e está repleto de novidades.

A curadoria deste ano aposta em artistas celebrados na cena musical atual, como a cantora e compositora cabo-verdiana Mayra Andrade, que está em turnê inédita pelo Brasil com o disco “Manga”. Reconhecida por ser uma das mais promissoras vozes do seu país, a artista radicada em Portugal já cantou com nomes célebres como Cesária Évora, Charles Aznavour, Gilberto Gil e Criolo. Sua música mescla suas raízes com as batidas do afrobeat, reggae, dancehall com letras em português e crioulo cabo-verdiano. Ela passou por diferentes cidades no país e encerra sua primeira turnê brasileira por Natal.

Um dos nomes mais potentes do rap nacional, Emicida (SP) traz o elogiado show “AmarElo”, onde propõe um olhar sobre a grandeza da humanidade diante da dureza do mundo. Também bastante festejada, a cantora Gloria Groove (SP) desembarca com o show Lady Leste. No MADA, Groove promete uma celebração de todas as eras, com "A Queda", "Bonekinha", "Leilão" e "Vermelho". 

Já Letrux (RJ) vai mostrar canções dos seu recente disco “Letrux aos Prantos”, lançado em 2020, no início do período pandêmico. Diferente do álbum de estreia, “Letrux em Noite de Climão” (2017), o novo trabalho reduz a velocidade para mergulhar nos sentimentos. O show que será apresentado no festival será composto de canções que visitam a dance music, o rock, a disco, blues e composições inspiradas no cotidiano. Marina Sena (MG) chega com seu elogiado “De Primeira”, no qual a música "Por Supuesto" tornou-se um sucesso e ganhou repercussão em redes sociais e plataformas digitais. Na mesma mistura de sonoridades dançantes, a artista multimídia Linn da Quebrada (SP) traz no repertório músicas do álbum Pajubá e o mais recente "Trava Línguas".

A Bahia chega em revoada: BaianaSystem (BA), nome queridinho do MADA, volta com seu navio pirata misturando guitarras baianas, dub, samba do Recôncavo e soundsystem da Jamaica. Músicas dos discos "Oxe Axé Exu", “Duas Cidades” e “O Futuro Não Demora” estarão no show. Já a Afrocidade (BA) exalta a musicalidade negra afro-baiana, com letras politizadas e contagiantes. Nascida em Juazeiro da Bahia, Josyara estreia de seu novo disco de estúdio intitulado “ÀdeusadarÁ”, que chegou às prateleiras digitais no último dia 19 de agosto. Embalada também por músicas do “Mansa Fúria", álbum que rendeu à Josyara o prêmio WME de 2019 como revelação.

O rapper Djonga (MG) aponta sua lírica afiada para falar de sentimentos e críticas sociais no disco ‘NU’, lançado em 2021, além das faixas que viraram sucessos das produções ‘Heresia’, ‘O Menino Que Queria Ser Deus’, ‘Ladrão’ e ‘Histórias da Minha Área’. Da nova geração das rimas chega Don L (CE), cujo álbum “Roteiro Para Ainouz” lhe rendeu duas indicações e uma vitória no APCA e uma estatueta do Prêmio Arcanjo de Cultura. 

O Boogarins (GO) explora a neo psicodelia do rock brasileiro, passeando por sonoridades tropicalistas e o indie rock. O show é centrado nos discos “Manchaca Vol. 1” e “Vol.2”. e os  sucessos dos álbuns anteriores. Na mesma pegada, porém influenciado pelo pop, a Terno Rei (SP) traz o álbum "Gêmeos''. 

Atrações potiguares

Luisa e os Alquimistas (RN) volta à sua terra para lançar o inédito álbum “Elixir” e ocupar o posto de primeira potiguar headliner na história do festival. A banda ganhou estrada após o aclamado “Jaguatirica Print'', lançado em 2020, via Natura Musical. A também potiguar Potyguara Bardo leva ao palco do Festival MADA a atemporalidade do disco “Simulacre”, acompanhada dos recentes singles “Curupira”, e das colaborações com Gaby Amarantos e Danny Bond nas faixas “Sangrando” e “Volte Sempre”. 

Mais natalenses marcam presença no festival. A banda Uma Senhora Limonada faz seu passeio pelo pop, rock, folk e elementos regionais. Assim como o Projeto Retrovisor, formado por grandes cantores e compositores locais que se juntaram há mais de dez anos para criar de forma coletiva. O rapper Cazasuja recebe Amen Ore e o grupo Fortunato e Os Jovens de Ontem convida a orquestra Frevo do Xico.

V Motta, AVS, Fernanda Azevedo e Fabiano Nasi também são novos nomes para o público ver ao vivo. Na programação paralela estão de volta a Feira Mix e o After MADA, que na sexta-feira (23) embala a turma inimiga do fim com discotecagens de Janvita b2b Elisa Bacche e Pajux b2b Iguia T. E no sábado (24), com DK e convidados.

O MADA 2022 conta com patrocínios da Coca-Cola, Brisanet, Unimed Natal e Cerveja Tiger e com apoio da Prefeitura de Natal e InterTV. Para acesso à Arena das Dunas, o festival terá como exigências o comprovante de vacinação com, pelo menos, duas doses ou dose única, junto com documento de identificação com foto. Vendas, na Sympla - aqui , Loja Sem Etiqueta do Natal Shopping e Ecológica do Midway Mall.

Sobre o MADA

O Festival MADA nasceu em 1998 e é um dos eventos mais esperados do Nordeste por fomentar a cena musical brasileira, colocando lado a lado, em palcos iguais, artistas emergentes e nomes consolidados. O festival, que não aconteceu em 2020 e 2021 devido à pandemia, volta este ano à Arena das Dunas, em Natal (RN). Diferentes lugares já sediaram o festival, como o bairro da Ribeira (1998 a 2003), a Arena do Imirá na beira mar da Via Costeira (2004 a 2011), o bairro das Rocas (2012 e 2013) e o Estádio de futebol Arena das Dunas (2014 a 2022). Ao longo de sua trajetória, o MADA realizou shows de mais de 600 bandas e artistas independentes, atrações nacionais e internacionais. 


SERVIÇO

Festival MADA - 24 anos

Local | Estádio Arena das Dunas - Lagoa Nova, Natal - RN
Data | 23 e 24 de setembro de 2022
Horário |  a partir das 18h
Ingressos  | aqui

Patrocínio | Coca Cola, Brisanet, UNIMED NATAL e Cerveja Tiger

Apoio | Prefeitura do Natal e InterTV

Realização | MADA Produções 


LINE UP


SEXTA 23/09

18h30 - V Motta FEat A.V.S. e Fernanda Azevedo

19h - Cazasuja feat Amen Ore

19h30 - Projeto Retrovisor

20h - Josyara

20h40 - Terno Rei

21h20 - Potyguara Bardô

22h10 - Letrux

23h - Emicida 

00h30 - Glória Groove

01h30 - Djonga

02h30 - Janvita B2B Elisa Bacche (after)

03h - Pajux B2B Iguia T (after)


SÁBADO 24/09

18h20 - Fabiano Nasi

18h50 - Uma Senhora Limonada

19h20 - Fortunato e os Jovens de Ontem convida Frevo do Xico 

20h - Boogarins

20h50 - Afrocidade

21h40 - Don L

22h30 - Marina Sena

23h30 - Mayra Andrade 

00h30 - BaianaSystem

01h50 - Luísa e Os Alquimistas 

02h50 - Linn da Quebrada

03h40 - Baile do DK