Edição de Por uma Vanguarda Nordestina tem selo da Gajeiro Curió via Lei Aldir Blanc

Agenda Cultural

 “Por uma Vanguarda Nordestina” tem reedição 45 anos depois

Obra do poeta Anchieta Fernandes é uma iniciativa do Selo Literário Gajeiro Curió, viabilizado por meio do edital da Lei Aldir Blanc

04 de maio de 2021

Um dos mentores do movimento de vanguarda conhecido como Poema/Processo, Anchieta Fernandes lançou em 1976 “Por uma Vanguarda Nordestina”, um mportante registro de sua participação no cenário poético-visual. Quase meio século depois, o poeta, sebista e editor Oreny Jr. tomou para si a reedição da obra, que agora sai revista e ampliada pelo Selo Gajeiro Curió.

Para o editor Oreny Jr, é uma honra ter a circulação desta obra tão representativa na história literária potiguar e nacional. “É de uma alegria ímpar, de um garoto vindo da zona Oeste da capital, bairro da Cidade da Esperança, estar participando diretamente do meio literário vanguarda potiguar. Esta segunda edição é a continuidade na leitura do POEM'ARTE, o objeto/poema, a transfiguração, a simbiose do gráfico-visual no poema que encanta”, disse.

O lançamento acontecerá no próximo sábado (8), no Mercado Cultural de Petrópolis, das 10h às 14h. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento respeitará as medidas de biossegurança, não permitindo aglomerações e cumprindo o distanciamento social. Os exemplares estarão à venda no local. O livro conta com recursos da Lei Aldir Blanc via Governo do Estado e Governo Federal.

A obra é dividida em duas partes, cada uma com oito e cinco capítulos, respectivamente. O editor acredita que este será praticamente um novo livro, pois será uma obra comentada contendo explicação de temas confluentes, estudos e críticas sobre produtores de vanguarda mais recentes.

“Foram retiradas nesta segunda edição análises de produções ficcionais normais, que, embora publicadas na primeira edição, não fazem parte do universo da vanguarda aqui no Rio Grande do Norte. Após quase meio século de lançamento da primeira edição, a realidade, hoje, é outra. O mundo avançou mais, tecnologicamente, e muitas ideias interessantes para nova linguagem poética tem surgido desde então”, explicou.

O livro possui 191 páginas, com edição do Selo Literário Gajeiro Curió. O projeto gráfico é de José Áglio; capa por Avelino de Araújo; produção executiva de Dorian Lima e Raquel Lucena.

“Por ter uma idade avançada e como medida de segurança, Anchieta não estará presente fisicamente, mas com certeza, acompanhará o evento por vídeo e sentirá toda nossa alegria com o lançamento de uma das obras mais ricas do nosso Estado”, finalizou Oreny.

Poema/Processo

Ocorrido no Brasil entre 1967 a 1972, em plena Ditadura Militar, o poema/processo foi um movimento artístico de vanguarda. Surgiu em duas capitais do país simultaneamente: Rio de Janeiro (RJ) e em Natal (RN), se espalhando pelo Brasil. Esse movimento apresentou uma nova forma de fazer poesia a partir de uma nova linguagem. Por aqui, Anchieta foi um dos precursores do movimento.

Serviço:

Lançamento da reedição do livro “Por uma Vanguarda Nordestina”, do autor Anchieta Fernandes

08 de abril (sábado) | Hora: Das 10h às 14h

Formato: Take Away (Passe e retire)

Mercado Cultural de Petrópolis | Box 41

Av. Hermes da Fonseca, 804, Petrópolis/Natal

R$50,00