Chef venceu a batalha final servindo um menu com diversas iguarias do Norte e Nordeste

É Típico!

Potiguar José Roberto é campeão do MasterChef 2024

No ano em que o programa completa uma década no ar, o cozinheiro amador de Natal conquistou o troféu mais cobiçado da gastronomia brasileira

13 de novembro de 2024

O cozinheiro José Roberto é o grande vencedor da 11ª temporada do MasterChef Brasil. No ano em que o programa completa uma década no ar, o cozinheiro amador de Natal, no Rio Grande do Norte, conquistou o troféu mais cobiçado da gastronomia brasileira em uma batalha acirrada com Giorgia. O duelo foi exibido pela Band na noite de terça-feira (12).

Sem acreditar, o participante de 46 anos falou sobre sua trajetória em entrevista exclusiva ao Band.com.br. “Sou grato pela superação e coragem que tive para estar aqui. Eu vim com um sonho, uma mala e um discurso: a valorização dos ingredientes do Nordeste”, declarou.
 
Durante a criação de seu menu autoral, ele destacou iguarias típicas da região onde mora. Para a entrada, o potiguar preparou açorda de caju ao molho de moqueca com chips de banana da terra. O prato principal foi um filhote com mousseline de tucupi e bolinho de arroz paraense e, para fechar com chave de ouro, um bolo de mesocarpo com coco de babaçu, creme gelado de babaçu e compota de bacuri. “Toda vez que eu mentalizava esta final, não pensava em um cardápio refinado sem que tivesse representatividade”, explicou.

 Além de enfrentar a saudade de casa, o campeão contou que se sentiu subestimado pelos concorrentes algumas vezes. “Queriam me colocar neste lugar de ‘cozinha simples’ e que, por isso, eu não chegaria longe. Nunca me disseram exatamente com essas palavras, mas era o que eu sentia, o que me afetava”, relembrou.

 De prova em prova, o competidor foi se mostrando, acumulando pins, aprendendo novas técnicas e passou a ter mais audácia. “Minha maior vitória foi confiar em mim. Aprendi a sonhar e vi que sonhar é bom, mas realizar é muito melhor. Contei a minha história no MasterChef do jeito que eu pretendia”.

 Após o resultado, os planos no universo da culinária são modestos. Com o dinheiro do prêmio, ele planeja estudar e comprar um ponto em São Luís (MA), cidade em que vive, para no futuro montar seu bistrô ou restaurante. “Não sei se me sinto pronto para uma mudança de carreira. Eu gosto do que faço, mas estou aberto a outras possibilidades”.

 Giorgia e José Roberto disputaram o título apresentando um menu completo para Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. Na última etapa, os cozinheiros receberam a ilustre visita de Diego Lozano, jurado do MasterChef Confeitaria. Os eliminados da edição prestigiaram o desafio derradeiro direto do mezanino juntamente com os familiares dos finalistas.

Para acalmar os nervos, a dupla foi agraciada com uma ajudinha extra na dinâmica definida por um sorteio. A jornalista, a qualquer momento, tinha a oportunidade de pedir um conselho a um chef. Já o analista de suprimentos podia decidir, em alguma das fases, a ordem de degustação.

 Além do troféu, o ganhador embolsou R$ 350 mil oferecidos pela Stone. Ele ainda levou um conjunto premium de panelas da Royal Prestige. A Brastemp doou uma cozinha gourmand que une design e performance. Para equipar sua casa e, quem sabe, um futuro negócio, a Camicado entregou R$ 50 mil em produtos. Já a Le Cordon Bleu o presenteou com aulas na escola de Gastronomia mais renomada do mundo. Giorgia também poderá fazer um curso de pâtisserie com os melhores profissionais da área.

Na próxima semana, a Band estreia a temporada inédita do MasterChef Confeitaria, que vai reunir doze dos maiores especialistas em sobremesa do país. A competição vai ao ar sempre às terças e quintas-feiras, às 22h30.