Macaxeira Jazz apresenta suas músicas autorais na quinta-feira. Foto: Larissa Costa

Agenda Cultural

Potiguares estão no festival Arte como Respiro, do Itaú Cultural

Com três apresentações musicais diárias, de quarta-feira a domingo, trabalhos selecionados na categoria autoral terá Macaxeira Jazz

22 de setembro de 2020

A programação de setembro do Festival Arte Como Respiro, do Itaú Cultural. traz mais um recorte de apresentações dos trabalhos selecionados no segmento música, na série de editais de emergência realizados pela instituição para apoiar artistas impactados pela suspensão social no contexto da pandemia do covid-19. De 23 a 27 (quarta-feira  a domingo), o site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), segue com as apresentações em formato pocket-show, pré-gravado, de mais 15 artistas contemplados na categoria Autoral do edital.

Os espetáculos diários ficam disponíveis por 24h. Os shows abrangem os gêneros samba, rock, jazz, reggae, música brasileira e música instrumental. Na quarta-feira, o site da instituição coloca no ar o contrabaixista baiano, Nino Bezerra. Contando com samplers de percussão, saxofone, sanfona, clarinete, violão, guitarra e piano, o compositor apresenta as canções Jenipapo, Madrugadas de Outono e Forró Baianado. Essas músicas trazem um forte sotaque nordestino mesclado com jazz, samba, bossa nova, axé music e semba de Angola.

Na quinta-feira, dia 24, também às 20h, o músico paulista, Triz, apresenta suas composições O som vem assim, Pra Berlin e Elevação Menta, trabalhos autorais que unem rap, samba e MPB.

 No mesmo dia, o grupo potiguar Macaxeira Jazz apresenta, excepcionalmente em versão com bandolim e violão com Diogo Guanabara e Henrique Pachêco Marco apresentam suas canções instrumentais O Abraço do Potó, Xô Coruja e Frevo Relaxadão, obras que unem o choro, samba, baião e Jazz, A noite termina com a performance de Lari Lima.

Com suas canções Iemanjá, Tão Linda e Soul Brasil, a cantora e violonista sergipana apresenta sons da MPB, em pocket-show de voz, violão e percuteria.

O samba, o reggae e a MPB ditam o ritmo da programação da sexta-feira, dia 25, também às 20h. Com uma sonoridade que transita pela musica popular brasileira, com melodias de violão e cavaquinho, o trio carioca do Projeto Pietá apresenta, com a voz marcante de Juliana Linhares, suas canções autorais Vivará, Mar de Sonhos e Oração para Luzia.

Na sexta-feira, dia 25, também às 20h, tem o trio carioca/potiguar do Projeto Pietá apresenta, com a voz marcante de Juliana Linhares, suas canções autorais Vivará, Mar de Sonhos e Oração para Luzia.

SERVIÇO:

Festival Arte como Respiro – Edição Música - Autoral

De 23 a 27 de setembro (quarta-feira a domingo)

Sempre às 20h | No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

AUTORAIS

23 de setembro, quarta-feira | Às 20h

Nino Bezerra (BA)

 

Breno Ruiz (SP)

 

Taco de Golfe (SE)

 

24 de setembro, quinta-feira

 

Triz (SP)

 

 

Macaxeira Jazz (RN)

 

Lari Lima (SE)

 

 

25 de setembro, sexta-feira

 

Pietá (RJ)

 

Samico (PE)

 

Seu Pereira e Coletivo 401 (PB)

 

26 de setembro, sábado

 

Dorivã Passarim do Jalapão (TO)

 

Talita Avelino (SP)

 

Luiz Tatit (SP)

 

27 de setembro, domingo

 

Revoredo (PE)

 

Neymar Dias (SP)

 

Thayna Janaina (GO)

 

PODCASTS

 

Música Preta Mineira (MG)

Luciana Cândida Gomes

Duração: 34 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://www.mixcloud.com/djblackjosie/podcast-m%C3%BAsica-preta-mineira-dj-black-josie/

 Idealizado pela produtora musical, Luciana Gomes, o podcast Música Preta Mineira traz um recorte da produção musical de artistas negros na última década.

 

Músicos do Brasil (RS)

Bruno dos Anjos Soeiro de Souza

Duração: 21 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://soundcloud.com/ocorre-lab/musicos-do-brasil-ep-1-chiquinha-gonzaga

Sinopse: O podcast partiu de um projeto do músico gaúcho Bruno dos Anjos, criado com o intuito de facilitar o acesso à história da Música Brasileira. Nesse episódio, o podcast fala sobre a compositora, Chiqunha Gonzaga.

 

Na Pisada (PE)

Karl Marx Santos Souza

Duração: 20 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://soundcloud.com/user-773922800/podcast-na-pisada

Sinopse: Produzido e idealizado pelo artista pernambucano Karl Marx, o programa faz um mergulho sobre a musicalidade do cangaço e a influência dele na música popular brasileira.

 

Dona Dalva Damiana de Freitas, a Doutora Honoris Causa do samba de roda de Cachoeira (BA)

Judson Santos Da Hora

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://www.youtube.com/watch?v=O0aS36yG_GQ

Sinopse: O programa mostra uma entrevista concedida à cantora e pesquisadora Clécia Queiroz, sobre sua experiência no samba de roda, uma variante do samba com raízes africanas e que reúne diversas músicas, poesias e danças.

 

Fado (RJ)

Jussara Maria Ferreira Silveira

Duração: 22 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://www.youtube.com/watch?v=E8ZTI3e_HR0

Sinopse: Em um programa totalmente dedicado ao Fado, canção popular de Portugal, a musicista Jussara Santos fala sobre sua relação o estilo e as influencias na música brasileira.

 

Notas e Rodapés - #01 Pelão - Um revolucionário da Música Brasileira (SP)

Diego Rodrigues Silveira Silva

Duração: 14 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://open.spotify.com/episode/0tIM9XhfprddXCaDQT8L3C?si=Fsu6Jw_2Tf-vbKgsF1pNRw

Sinopse: Essa edição do programa Notas e Rodapés conta a história e as curiosidades do produtor João Carlos Botteselli. O Pelão, como é conhecido, tomou para si a missão de registrar alguns dos maiores estandartes da cultura nacional, até então ignorados pelas gravadoras na década de 1970.

 

História do Rock Brasileiro 1980's (SP)

Luiz Fernando Duarte (Thunderbird)

Duração: 24 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://www.youtube.com/watch?v=ssco9qasVBA

Sinopse: Apresentado pelo apresentador, VJ e músico, Luiz Thunderbird, o podcast História do Rock Brasileiro 1980's foi criado para tentar explicar como esse gênero musical se comportou nos anos 1980, além de contar como era tratado pelas rádios da época.

 

 

Histórias bem contadas - #01 Caco Velho, o sambista infernal (RS)

Rafael Garcia Rodrigues

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://soundcloud.com/historias-bem-contadas/episodio-01-caco-velho

Sinopse: Idealizado pelo músico gaúcho Rafael Garcia Rodrigues, o podcast conta a história de brasileiros injustamente desconhecidos. Esse programa destaca Caco Velho, um dos idealizadores da bossa-nova.

 

As Compositoras (RJ)

Anna Luiza Ferreira Pijnappel

Duração: 29 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://soundcloud.com/user-822257812/podcast-as-compositoras

Sinopse: Criado pela jornalista carioca, Anna Luiza Ferreira, é um programa dedicado exclusivamente para as mulheres compositoras de música erudita.

Submarino Tropical #01 Rap Feme (ES)

Debora Christine Barros Schulz

Duração: 28 minutos

Classificação indicativa: Livre 

Em: https://www.youtube.com/watch?v=FW0s1mLNyy0&feature=youtu.be

Sinopse: Apresentado pela DJ Deb Feme, o programa faz um panorama musical e político sobre as mulheres latino-americanas e caribenhas dentro do estilo Hip Hop.