Gamboa do Jaguaribe, área de preservação indígena em Natal, é local de projeção do festival

Agenda Cultural

Unindo tecnologia e ancestralidade, Natal terá primeiro festival de vídeo mapping

Festival resgatará a memória histórico-cultural potiguar através da projeção eletrônica, tendo como temática a cultura indígena

15 de setembro de 2021

Projeções visuais em paredes de prédios, o “video mapping”, é um recurso audiovisual que ganhou mais visibilidade durante o isolamento social causado pela pandemia, ocupando espaços que. Permite unir outras linguagens como vídeo arte, tecnologia, música e dança. Natal teve experimentações isoladas no ano passado, mas agora terá o primeiro festival do gênero, o Festival Poty Mapping, com estreia em outubro. O festival propõe mergulhar nas memórias afetivas dos potiguares, usando como principal suporte a projeção mapeada de vídeo. A ideia é provocar a reflexão sobre a preservação do nosso patrimônio material histórico-cultural, tendo como temática a cultura indígena.  

Gravado na Gamboa do Jaguaribe – área de preservação indígena localizado na Zona Norte de Natal -  com projeções em uma oca, o Poty Mapping nasceu do desejo da  produtora cultural Carol Carvalho e da artista visual Gabriela Barbalho de colocar Natal no circuito dos grandes festivais de mapping do Brasil e do mundo. Assumindo uma poética de grande impacto visual (sem gerar interferências estruturais), a exibição irá aliar a arte urbana contemporânea à tecnologia, à memória da cidade e a cena artística local e nacional, através das artes visuais, música e artes cênicas.

No momento a fase é de inscrições para os artistas que tenham interesse em participar do projeto com loops, vídeos, animações, videoarte ou desenhos. A chamada está aberta até 20 de setembro,  Os interessados podem ter acesso a todas as informações técnicas para inscrição no link  ou no perfil @potymapping no Instagram.

“O RN é um território onde cidades, rios e caminhos carregam nomes de origem indígena e tem seu povo conhecido como potiguar, mas a demarcação de terras indígenas no estado ainda não é um fato relevante. Apesar de existirem no Rio Grande do Norte mais de 15 comunidades de descendentes, o apagamento de anos de colonização ainda repercute diretamente nas garantias dos seus direitos básicos”, comentam as realizadoras do projeto.

O projeto Poty Festival de Mapping possui o patrocínio da Lei Aldir Blanc, através Governo do Estado Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

MAPEADA

O vídeo mapping é uma técnica utilizada para projetar imagens em uma estrutura tridimensional, a qual é previamente mapeada por um software. Os festivais de mapping têm sido realizados em diversas cidades do mundo e no cenário pandêmico a linguagem da projeção em fachadas foi tomando cada vez mais notoriedade como um meio de ocupação do espaço público, ganhando grandes dimensões e revelando um produto artístico de impacto.