Novos Baianos . Foto original do site Soul Art

Colunas

Vale mais um gosto: Quando a música inspira a escrita (e a vontade de comer)

Em Dê um Rolê, Moraes Moreira não estava pensando em comida, mas em valorizar a experiência e o ser humano. E não há nada mais humano...

24 de maio de 2022

Por Cinthia Lopes

Foi na virada dos anos 70 que os Novos Baianos lançaram “Dê um Rolê”, de Moraes Moreira/Luiz Galvão. A música saltou do compacto para a eternidade, confirmando a potência deste coletivo criativo que mudou a história da MPB para todo o sempre. Cinco décadas depois, a canção continua dando pano pra manga de rolê — ou rolé, para não entrar em polêmica.

Quando escreveu os versos "...E só tô beijando o rosto de quem dá valor / Pra quem vale mais o gosto do que cem mil réis", Moraes não estava pensando em comida, mas em valorizar a experiência e o ser humano em detrimento da força da grana (aquela que ergue e destrói coisas belas, mas aí é com Caetano...). Nesse sentido de experimentar o que vale a pena, estamos na mesma "vibe" ao pinçá-la como mote para esta coluna que passo a escrever aqui no Típico Local.

“Vale Mais um Gosto” surge coletivamente em um tour de bar em bar. O publicitário Rodrigo Santos jogou a música no ar, Marana Torrezani sacou o trecho e eu encurtei a jogada para encaixar no gol. O parceiro artístico deste Típico Local, Dimetrius Ferreira, finalizou o desenho e aqui estamos de volta a escrever sobre comida e as histórias em seu entorno.

É um recomeço, uma continuidade do que já fazia na Tribuna do Norte por 20 anos com o Fim de Semana e depois com  Ao Ponto.

Então não se assuste pessoa / Se eu lhe disser que a vida é boa…