Novos Baianos . Foto original do site Soul Art

Colunas

Pra quem vale mais um gosto do que cem mil réis

A música, sempre ela, volta a inspirar um novo espaço neste Típico Local. Vamos falar de comida?

24 de maio de 2022

Cinthia Lopes

Foi na virada dos anos 70 que os Novos Baianos lançaram “Dê um Rolê”, de Moraes Moreira/Luiz Galvão. A música saltou do compacto para a eternidade, confirmando a potência deste coletivo criativo que mudou a história da MPB para todo o sempre. Cinco décadas depois, a canção continua dando pano pra manga de rolê — ou rolé, para não entrar em polêmica.

Quando escreveu os versos "...E só tô beijando o rosto de quem dá valor / Pra quem vale mais o gosto do que cem mil réis", Moraes não estava pensando em comida, mas em valorizar a experiência e o ser humano em detrimento da força da grana (aquela que ergue e destroi coisas belas, mas aí é com Caetano...). Nesse sentido de experimentar o que vale a pena, estamos na mesma "vibe" ao pinçá-la como mote para esta coluna que passo a escrever aqui no Típico Local.

“Vale Mais um Gosto” surge coletivamente em um tour de bar em bar. O publicitário Rodrigo Santos jogou a música no ar, Marana Torrezani sacou o trecho e eu encurtei a jogada para encaixar no gol. O parceiro artístico deste Típico Local, Dimetrius Ferreira, finalizou o desenho e aqui estamos de volta a escrever sobre comida e as histórias em seu entorno.

É um recomeço, uma continuidade do que já fazia na Tribuna do Norte por 20 anos com o Fim de Semana e depois com  Ao Ponto.

Então não se assuste pessoa / Se eu lhe disser que a vida é boa…