Projetode ações para a Ribeira é reapresentado aos secretários e prefeito Álvaro Dias

Agenda Cultural

Prefeito se reúne com representantes do projeto Olhos da Ribeira

Idealizadores do projeto premiado em 2017 pelo Banco Mundial participam de reunião com gestores do município, para retomar ações na Ribeira

01 de fevereiro de 2021

O Plano de Trabalho idealizado pela Prefeitura do Natal para a requalificação, ocupação e recuperação da Ribeira como sítio histórico, teve mais uma reunião com entidades parceiras e entusiastas da proposta. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu na tarde de hoje (27) com a professora da UFRN, Ruth Ataíde, e o arquiteto Demetrius Targino, idealizadores do projeto "Olhos da Ribeira", premiado pelo Banco Mundial em 2017.

O projeto prevê a ocupação dos espaços do histórico bairro e prestigia atividades econômicas da área, como a pesca e o artesanato e os aspectos culturais e esportivos que fazem parte da tradição da Ribeira. O projeto apresenta também modernas vias de transporte, equipamentos de uso coletivo e moradia social. "Ficamos encantados com o projeto e será nossa prioridade o repovoamento da Ribeira e sua revitalização. Precisamos dar vida àquela área, levar as pessoas de volta ao berço de Natal. Isso será possível com a participação de entidades, parceiros e todas as secretarias do Município", comentou o prefeito Álvaro Dias.

O gestor manifestou ainda o interesse em dar uma guinada na ocupação dos espaços públicos. "Vamos levar as secretarias do Município para a Ribeira como forma de ocupar aquela área, de dar vida e  movimentação econômica", explicou. 

A requalificação da Ribeira passa também por um planejamento e ações culturais, de Urbanismo, Trânsito e Planejamento. Foram discutidos também aspectos tributários dos prédios que hoje estão abandonados, incentivos e mecanismos para tornar possível reocupar o sítio histórico. 

Participaram da reunião as secretarias de Cultura (Dácio Galvão e Odinelha Targino), Planejamento (Joana Guerra), Urbanismo (Thiago Mesquita) e Trânsito (Paulo César Medeiros).