Clássica foto de Sila (à direita, ao lado de Edília) retratada no documentário

Agenda Cultural

Premiado documentário sobre mulher cangaceira é exibido pela UFRN

'Entre Bandidos e Heróis: A Mulher cangaceira' narra a trajetória de Sila, que viveu com bando de Lampião. Exibição será pelo Youtube

27 de abril de 2021

O premiado documentário ‘Entre Bandidos e Heróis: A mulher cangaceira’, produzido pela professora Lisabete Coradini, será exibido nesta quarta-feira (28), às 15h, via Youtube pelo  Núcleo de Antropologia Visual (Navis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A obra narra a trajetória de Ilda Ribeiro de Souza, a Sila (1919-2005), uma das conhecidas cangaceiras integrantes do bando de Lampião. A programação marca o início do quadro comemorativo dos 20 anos do Navis.

Com trilha sonora composta em 1994 por Babal Galvão e ambientado em localidades do sertão do Nordeste, o documentário retrata a história de Sila, mostrando como foi dura a realidade das mulheres no cangaço. ”Ela teve que abandonar o filho e sua família para seguir com o bando. Tem cenas muito impactantes em que a questão da oralidade está muito presente. Ela fala do lugar onde esteve, onde viveu e todas suas experiências”, conta Lisabete”.

A professora destaca a importância de rememorar a trajetória de Sila para nossa época. “O papel de uma mulher cangaceira é de suma importância. O documentário, hoje, é um registro de memória de um período, uma época dos anos 30, de um Brasil que tinha movimentos sociais fortes de resistência e de luta. É um filme muito impactante e que traz muitas questões, tenho certeza que todos irão gostar”, destaca.

Sila passou dois anos no cangaço, mas participou de muitas volantes e escapou Ada morte em 1938. Depois foi viver na Bahia e em São Paulo, trabalhou como costureira na TV Bandeirantes.