Cerimônia homenageia personalidades femininas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade

Agenda Cultural

Prêmio Íris de Almeida homenageia mulheres de Parnamirim

Mulheres se destacaram nas áreas da assistência social, educação, saúde, cultura, meio ambiente, justiça e economia

03 de abril de 2022

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promoveram, na noite de quinta-feira (31), na Câmara Municipal, mais uma edição do Prêmio Íris de Almeida.

O evento contou com a presença do prefeito Rosano Taveira, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e presidente do Conselho da Mulher, Alda Leda Taveira, da vice-presidente Maria Laide de Souza Brandão e outras autoridades municipais.

Como em todos os anos, a premiação é realizada em março, mês das mulheres e tem como objetivo, homenagear personalidades femininas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Ao todo, foram homenageadas 10 mulheres que se destacaram nas áreas da assistência social, educação, saúde, cultura, meio ambiente, justiça e economia.

Este ano, o Conselho da Mulher incluiu duas homenagens especiais a dois homens que colaboram ou colaboraram com a prestação de serviços para o conselho ou para a comunidade. Os dois homens homenageados foram o prefeito Rosano Taveira e Manoel Florentino da Silva, mais conhecido como Preto.

Entre as mulheres homenageadas está Dona Maria de Lourdes,de 85 anos, que quebrando o protocolo, não conteve a emoção e subiu ao púlpito, e enquanto seus familiares entoavam um caloroso ‘ela merece’, Dona Lourdes pegou o microfone e reafirmou – Sim, eu mereço! Recebendo os aplausos de todos os presentes.

O Prêmio Íris de Almeida foi instituído em conformidade com a Lei 1.215/2004 e recebeu este nome para honrar a educadora carioca Iris de Almeida, que na década de 1960 a 1980 realizou em Parnamirim um importante trabalho de alfabetização de jovens e adultos através de trabalhos radiofônicos.

Confira a lista de homenageadas deste ano:

Edinelza da Costa Barros

Eliet Justino Lopes

Francisca Lúcia de Oliveira Pontes

Luciene Peres de Aguiar

Maria Aparecida Feliciano de Souza

Maria de Fátima do Nascimento

Maria de Fátima da Silva Barros

Maria de Lourdes Fernandes da Silva

Margarida Brandão Fernandes de Araújo

Norma Lúcia de Oliveira Linhares

 

Fotos: Ney Douglas