Artefato de cerâmica sinaliza lugar da comunidade localizada em Crurais Novos. Foto: Internet
Agenda Cultural
Ezequiel Ferreira reforça necessidade de construção de escola e equipamento esportivo para Comunidade Negros do Riacho, em Currais Novos
23 de novembro de 2020
O deputado estadual, presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB), apresentou requerimentos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte solicitando ao Governo do Estado a construção de uma escola estadual e uma quadra poliesportiva na Comunidade Quilombola Negros do Riacho, localizada na zona rural do município de Currais Novos.
Conforme o parlamentar, a comunidade Quilombola Negros do Riacho, que possui uma população de cerca de 300 cidadãos remanescentes do quilombo, não vive em boas condições. “A terra que lhes pertence é seca, inapropriada para o cultivo, a água salobra, além de não possuir posto de saúde, nem escola, configurando um cenário de extrema carência”, disse.
Ezequiel Ferreira apresenta a proposta para melhoria das condições de vida dos remanescentes quilombolas
“Acredita-se no estudo como uma geração de emprego e renda e, portanto, faz-se de suma importância a construção de uma escola estadual na referida localidade a fim de beneficiar os residentes na comunidade Quilombola Negros do Riacho, bem como comunidades vizinhas”, complementou Ezequiel Ferreira.
Sobre a quadra poliesportiva, falou o parlamentar que os jovens que moram na comunidade sofrem com a falta de um espaço adequado para a prática desportiva. “É de conhecimento social das vantagens proporcionadas pela prática de esportes, que, além de oferecer benefícios à saúde física e mental daquele que pratica atividade física, ainda afasta das drogas e de outros vícios que trazem prejuízo às famílias e à sociedade em geral.
A comunidade localiza-se à margem da rodovia BR-226, a 06 km de Currais Novos, na região do Seridó. Um grande artefato de cerâmica, em forma de panela, sinaliza a entrada do Sítio Bom Sucesso, no qual tiram sustento na confecção de louças e outros objetos de barro. São descendentes de Trajano Lopes da Silva, um ex-escravo que se “apossou” das terras do Riacho, passando a viver ali, com sua família. A comunidade recebeu em 2006 do Governo Federal por meio do departamento de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP/MinC, a certidão de auto-reconhecimento como Comunidade Remanescente de Quilombo de Negros do Riacho.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022