Nova presidente do Instituto Histórico toma possa em março de 2022
É Típico!
Reabertura do museu e captação de recursos para digitalização do acervo estão entre as propostas apresentadas pela nova diretora
18 de novembro de 2021
A instituição cultural mais antiga do Rio Grande do Norte, fundada há 120 anos, terá a primeira presidente mulher. A advogada e membro do IHGRN Joventina Simões Oliveira é eleita para administrar a instituição no triênio 2022-2025. A comissão eleitoral do IHGRN, presidida por André Felipe Pignataro Furtado de Mendonça e Menezes e formada também pelos membros Carlos Roberto de Miranda Gomes e Antônio Alberto Cortez, apresentou o resultado das eleições realizadas na última sexta-feira. A posse está prevista, como de hábito, para a data do aniversário da instituição, em 29 de março de 2022.
A chapa, intitulada “Renovação”, apresentou como propostas a reabertura do Museu do IHGRN até o primeiro semestre de 2022, desde que permitido por meio de decretos ou leis em âmbito municipal, estadual ou federal, em virtude da pandemia. E atrair o investimento público e privado para os projetos e as necessidades de manutenção, preservação, salvaguarda e digitalização dos itens do acervo, como também da própria existência da instituição e de seus prédios.
Joventina Simões nasceu em Boquim, Sergipe, em 6 de abril de 1946, filha de Percílio Alves de Oliveira e de Esmeralda Lima Simões de Oliveira. Os primeiros estudos foram em casa, com professoras particulares, seguindo para o primeiro ginasial no Ginásio Santa Águeda, em Ceará-Mirim/RN, para onde a família havia se mudado quando ela era criança. O segundo grau cursou no Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal, onde passou a residir.
Graduada em Direito/Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRN e especialista em Direito Imobiliário e Habitacional, graduada em Língua e Civilização Francesa, com título concedido pela Université de Nancy I, França.
Em 2015, recebeu o título de cidadã ceará-mirinense. É membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto” - ACLA, da qual, foi por dois mandatos presidente e é sua atual vice-presidente. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte desde 2016 e ocupa atualmente a vice-presidência.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, fundado em 1902. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade no solo potiguar. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga ainda em circulação no Estado.
DIRETORIA
Presidente: Joventina Simões Oliveira
Vice-Presidente: Ormuz Barbalho Simonetti
Secretário-Geral: Renan Segundo de Pinheiro Pereira
Secretário-Adjunto: Francisco Alves Galvão Neto
Diretora Financeiro: Maria Elza Bezerra Cirne
Diretor Financeiro-Adjunto: Augusto Coelho Leal
Orador: Francisco Honório de Medeiros Filho
Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: Pedro Simões Neto Segundo
Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu-Adjunta: Bernadete Batista de Oliveira
Diretor de Estudos Genealógicos: Sérgio Luiz Bezerra Trindade
CONSELHO FISCAL
Membro Titular: Francisco José Costa dos Santos
Membro Titular: Edgard Ramalho Dantas
Membro Titular: Tomislav Rodrigues Femenick
Membro Suplente: Manoel Marques da Silva Filho
Membro Suplente: Odúlio Botelho Medeiros
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022