Livro aborda a biografia na perpectiva da história. Obra sai pela editora Apris

Agenda Cultural

Professor lança livro sobre usos da biografia na escrita da história

'Tempos e Vidas: a biografia em Francisco Adolfo de Varnhagen' analisa obra do importante historiador do século XIX

29 de novembro de 2022

O professor Evandro Santos, do CERES-UFRN, lançou no mês de novembro o seu primeiro livro, chamado Tempos e Vidas: a biografia em Francisco Adolfo de Varnhagen, fruto da pesquisa desenvolvida durante o mestrado do discente, na UFRGS. A obra trata dos usos da biografia na escrita da história, produzida pelo historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, no século XIX.
Tempos e Vidas analisa a presença e as variadas apropriações da biografia na escrita da história oitocentista a partir do exame de parte da obra de Varnhagen, o mais importante historiador brasileiro daquele período. “A obra aborda os recursos para a configuração e legitimidade da narrativa historiográfica e a autoridade da figura do historiador, em uma perspectiva que entende os resultados desse ofício tal qual uma operação e, portanto, percebe no texto histórico uma fonte privilegiada às abordagens de cunho historiográfico”, descreve Evandro.

Segundo o pesquisador, ao investigar e produzir narrativas biográficas, Francisco Adolfo Varnhagen dedicou-se ao objeto privilegiado da pesquisa na área de história, que são as ações humanas no tempo e as suas consequências para a história e para os historiadores. “A publicação também abre os trabalhos que vou desenvolver no próximo ano, em pesquisa de pós-doutorado, a partir dos quais pretendo discutir a biografia através de outras perspectivas”, ressalta Evandro.

O livro tem 167 páginas e pode ser adquirido no site da Editora Appris ou diretamente com o professor Evandro Santos pelo email evansantos.hist@gmail.com. Evandro Santos é professor adjunto de Teoria e Metodologia da História no Departamento de História do CERES (DHC) e do Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões. Ele também faz parte do  Laboratório de História e Práticas de Pesquisa (LHCP).