Uma explosão de cores e elementos fantásticos identificam obra de Thiago Barbalho

É Típico!

Programa de Fátima Bernardes destaca arte do natalense Thiago Barbalho

Premiado como escritor, Thiago estreou na pintura em 2017 e chegou a ser indicado ao Prêmio PIPA. O artista reside em São Roque-SP

23 de setembro de 2021

Cinthia Lopes

Esta semana a viagem visual na tela do estúdio do Programa da Fátima Bernardes, exibido pela Tv Globo, traz a arte do artista natalense Thiago Barbalho. Pintor, filósofo, antropólogo e escritor, Thiago reside atualmente em São Roque, interior de São Paulo. “O artista vai criando esse universo fantástico cheio de cores e formas, dos mais diversos elementos. Nessa tela são tantos os detalhes que nos deixa hipnotizados tentando encontrar elementos”, descreveu a apresentadora. Ao longo da semana, todos os dias serão mostrados diversas fases do pintor/escritor.

Formado em Filosofia pela UFRN, Thiago Barbalho chegou à pintura através da escrita. Estreou como escritor aos 19 anos e já premiado com menção honrosa no Prêmio Othoniel Menezes de Poesia. Depois passou uma temporada em Amsterdã e, no retorno, se estabeleceu em São Paulo. Foi editor assistente da Publifolha, o braço editorial da Folha de S. Paulo. Nessas idas e vindas a Natal lançou contos, poesias e crônicas. Dentre seus livros estão “Thiago Barbalho vai para o fundo do poço” (Edith, 2012), “Doritos” (publicação independente, 2013) e “Um Homem Bom”( 2017/Iluminuras).. 

Programa mostra o artista em seu ateliê, atualmente em São Roque

No mesmo ano de "Um Homem Bom", voltou suas atenções para as  artes visuais. Trabalhou com suportes artísticos diferentes, um híbrido de pintura e escultura, com o qual recebeu a indicação ao Prêmio PIPA, um dos mais importantes das Artes Visuais no Brasil, em meados de 2019. 

Para conferir acesse o GShow ou acompanhe o programa