Série “Que Disco é Esse?” foi idealizada por Leonardo Galvão e Eduardo Pandophi

Agenda Cultural

Projeto digital resgata antigos hábitos musicais

Gravado em formato de videocast, “Que Disco é Esse?” traz curiosidades sobre gravações, músicos e compositores

25 de janeiro de 2021

Houve um tempo em que ouvir música era muito mais do que conectar o celular na caixa do bluetooth ou baixar aplicativo de streaming.  A “audição” começava pela capa do disco, também chamado de álbum. “Lembro bem que ao comprar uma fita cassete ou um CD (compact disc), era comum a gente olhar quantas faixas tinham, o nome dos compositores, dar uma olhada no encarte e ver quem eram os músicos que gravaram, as fotos das gravações”, conta Leonardo Galvão, que acaba de lançar um projeto em parceria com Eduardo Pandolphi inspirado nesse rito de todo fã de música.

“Que Disco é Esse?”é uma série gravada em videocast no qual a dupla elenca curiosidades sobre as gravações, os músicos e compositores por trás das obras, além do contexto histórico-cultural em que foram gravadas.

“Buscamos informações sobre o que não é possível obter no atual hábito de ouvir música através dos Streamings”, comentam. Para Leonardo, tudo muda quando se sabe mais sobre a música que vai ouvir:

Ele traz de exemplo “O mundo é um moinho”,  canção emblemática da obra do sambista Cartola. “Ela pode ter sido feita para sua filha adotiva que iria lidar com as adversidades da vida”; ou  que Cartola tenha feito para uma jovem por quem se apaixonou.

O formato dos vídeos é descontraído como um bate papo entre amigos. “A ideia é disponibilizá-los nos canais de música e redes sociais, inclusive, a gente já criou uma conta no instagram, quem quiser seguir já pode procurar: @quediscoesse”, afirma Eduardo.

A periodicidade sobre as publicações ainda está sendo definida pelos autores do projeto, mas tudo indica que será em caráter quinzenal.

Eduardo Pandolhi é radialista formado pela UFRN e atualmente servidor da TVU e FMU da UFRN; estudioso e curioso sobre música, possui um conhecimento vasto acerca de compositores, músicas e discos. Possui uma segunda carreira como Lutihier (profissional que constrói instrumentos musicais) construindo cavaquinhos.

Leonardo Galvão é musico, psicólogo e produtor cultural do projeto Ribeira Boêmia. Outro grande curioso e estudioso sobre o gênero do samba.