Groove e Sérgio Franco experimentam mistura dançante de eletrônica e percuss

Agenda Cultural

Projeto musical de Silvio Franco e Sérgio Groove gera álbum

Lançado pelo selo DoSol, Rux é experimento dançante de dois veteranos instrumentistas potiguares

22 de março de 2022

Saiu pelo Selo Dosol o álbum de estreia do Rux, experimento dançante sonoro reunindo os talentos de Sérgio Groove e Silvio Franco, dois dos maiores instrumentistas do nordeste brasileiro. O álbum passeia por levadas inspirados no groove brasileiro mas flerta nos sons africanos, com a sonoridade da Motown, além de influências pessoais dos artistas. “Foi uma experiência enriquecedora ficar concentrado por duas semanas fazendo esse projeto. Compomos e gravamos todas as músicas durante esses encontros utilizando prioritariamente baixo e bateria. Uma oportunidade de experimentação artística além de uma tremenda diversão”, comenta Sérgio Groove.

A concepção do trabalho se deu a convite da Incubadora Dosol com direção artística de Anderson Foca. “Sérgio e Sílvio já tocam juntos gravando álbuns pra diversos artistas, já se conhecem. Aproveitamos o ambiente pra criar uma coisa nova, baseada no que eles sabem fazer de melhor: contagiar quem os assiste tocando grooves matadores de baixo e bateria”, comenta Foca. Como aditivo final para o trabalho, a incubadora somou ao projeto o músico e produtor Yves Fernandes, que foi o responsável pela edição, gravação e mixagem do projeto. Timbragens em tempo real, beats eletrônicos e percussões, é o que a presença de Yves traz para o "RUX".

A capa do álbum foi desenvolvida por Caio Vitoriano, gravação, mix e edição por Yves Fernandes, master por Eduardo Pinheiro, direção artística por Anderson Foca e produção executiva de Ana Morena. Baterias e grooves eletrônicos por Silvio Franco, baterias adicionais e percussão por Sérgio Groove. Baixos e Guitarras por Sérgio Groove. Músicas compostas por Sérgio Groove e Anderson Foca. A Incubadora Dosol tem patrocínio da Oi, através da Lei Câmara Cascuda, Governo do RN e Fundação José Augusto e apoio da Oi Futuro e Labsônica. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais, youtube e bandcamp.

Confira: