Pianista Waldemar Ernesto e Glorinha Oliveira em"O Maestro e a Estrela". Fotos: Fafá Nobre:

Reportagens

Documentário relembra encontro da era de ouro do rádio

Realizadores retomam documentário inédito sobre o pianista e maestro Waldemar Ernesto Hetzel e Glorinha Oliveira

14 de dezembro de 2020

Por Cinthia Lopes

Há dez anos uma entrevista feita para um documentário inédito, com o ilustre maestro e pianista Waldemar Ernesto Hetzel, provocou um feito que parecia impossível: Fazer o recluso instrumentista voltar aos palcos. “Era preciso parar, para não nos tornarmos ridículos”, ele dizia. Mas aos 86 anos e já aposentado, se rendeu à  provocação da antiga colega de rádio Glorinha Oliveira. O que seria uma despedida ao piano e voz virou um concerto “O Maestro e A Estrela” realizado em 1º de outubro de 2010, no Teatro Alberto Maranhão.  

 Gaúcho radicado em Natal desde os anos 1950, Waldemar Ernesto era uma referência no ensino da música instrumental, lapidando gerações de instrumentistas como professor de harmonia e piano popular, além de regente de grandes orquestras como a do América. Então o encontro não apenas celebrou meio século da história da música popular no Rio Grande do Norte, mas transformou o palco em um acontecimento entrelaçado de virtuosismo e afeto. O pianista teve a oportunidade de se apresentar ao lado dos netos Yure e Bruna Hetzel, esta última seguindo os passos do avô na música. Assim como Glorinha Oliveira pode cantar ao lado do filho Aécio Queiroz e da neta Katharina Gurgel. E de quebra a participação de nomes como Manoca Barreto, Joca Costa, Jou Jou Ferreira, Carlos Zens, Willame Guedes e Darlan Marley.  

Espetáculo "O Maestro e a Estrela" foi marcado por virtuosismo e afeto, com presença de ex-alunos, filhos e netos

Apesar do acontecimento marcante que foi motivo de matérias e de um Memória Viva na TVU, poderia ter se perdido no tempo não fossem o editor de vídeo Paulo Lima e o idealizador do projeto Gianni Allan, que documentaram tudo em vídeo. “A gente trabalhava no ICAP - Instituto Cultural e Audiovisual Potiguar, e o Giann era vizinho do maestro, foi ele quem me convidou para documentar”, contou o produtor e editor audiovisual Paulo Lima ao TL.

O documentário, assim como o material bruto com as imagens da apresentação não foram finalizados, mas ficaram guardados em um HD. Agora motivados pela série de editais emergenciais da Lei Aldir Blanc, a dupla resolveu desengavetar a raridade. O projeto “O Maestro e a Estrela – O último encontro de Waldemar Ernesto e Glorinha Oliveira” acaba de ser contemplado pelo edital da LAB via Fundação José Augusto e vai sair parte agora em dezembro e o documentário no começo de 2021.

“Vamos trazer um curta-metragem narrando todo do processo que antecede à apresentação, como também a história de vida do maestro”, detalha Lima. Para o documentário ele lembra que foram colhidos depoimentos dos músicos Eduardo Taufic, que chegou a ser aluno do maestro, além do saudoso Manoca Barreto e Paulo Tito, os músicos Paulo Sarkis, Waltinho do Acordeon e Damião do Bandolin, como também do jornalista Wodem Madruga e os filhos do maestro.

 

Em dois momentos: O maestro Waldemar Hetzel com Joca Costa e Glorinha Oliveira em 2010. Fotos: Fafá Nobre

“Planejamos lançar o show primeiro no YouTube, vamos lançar música a música e depois disponibilizar o show completo. Já o documentário teremos que aguardar o depósito da premiação da Lei Aldir Blanc para assim finalizar. Mas provavelmente no começo do ano que vem já estaremos lançando”, comentou o realizador. O projeto está sendo viabilizado por Paulo Lima e Gianni, com produção de Raquel Sales.

MEMÓRIAS

O documentário surgiu de uma amizade entre Gianni e a família do maestro, que o conhecia desde criança. Na época ele convidou Paulo Lima, que era editor de cinema e vídeo para registrar a trajetória do ilustre pianista.

“Como o seu Waldemar falava muito em Glorinha Oliveira por que eles tiveram uma parceria na época da rádio Poti, decidimos fazer esse link com ela e fomos entrevistá-la. Foi a desculpa para Glorinha provocá-lo a tocarem mais uma vez juntos. Na época ele não queria mais tocar, mas no fim aceitou”, lembra Lima. A partir daí surgiu a ideia do show, que também daria suporte ao documentário. “A gente filmou tudo, o show e ainda tinha as imagens para o documentário”.

  

Saudoso Manoca Barreto. O pianista Waldemar Ernesto e Glorinha Oliveira: "Despedida da beleza do trabalho e da felicidade de fazer música"

Waldemar Ernesto Hetzel faleceu em 2015, aos 91 anos, por complicações pós-operatórias, após uma queda na qual quebrou o fêmur. Por aqui deixou sua marca como professor de música erudita e referência na formação de grandes instrumentistas, além de ter sido regente de orquestras da Rádio Poti, Aeroclube e América. À época do espetáculo, ele declarou: “Com o show estou me despedindo da beleza do trabalho e da felicidade de fazer música”, disse o maestro, completado por Glorinha Oliveira: “Não queria continuar, mas, modéstia a parte, os meus fãs pediram o meu retorno ao palco”.