Uma das salas da Fundação Jairo Campos, em Francisco Dantas: obras estão registradas em livro

É Típico!

Publicação reúne acervo do colecionador que criou museu de arte brasileira em Francisco Dantas-RN

“O Sertão Potiguar e a Coleção Jairo Campos - (Re) Leituras da Arte Popular Brasileira”, contendo análise do acervo particular de Jairo Campos

04 de outubro de 2021

Cinthia Lopes | Típico Local

Inventariar acervos e publicar o conteúdo é um modo de salvaguardar o patrimônio doado ou adquirido por instituições de arte, pequenas ou grandes. Recentemente saiu na coluna de Vicente Serejo a notícia do sumiço de algumas obras na Pinacoteca do Palácio da Cultura. Ainda não se sabe quais, mas desde 2011 a Pina tem seu próprio inventário publicado em livro pela Fundação José Augusto, na gestão da professora Isaura Rosado, que é uma defensora desse tipo de catálogo e chegou a publicar um livro sobre sua própria coleção de arte.

Durante o Salão Dorian Gray realizado em Mossoró, a Associação Amigos da Pinacoteca encampou a publicação do  livro “O Sertão Potiguar e a Coleção Jairo Campos - (Re) Leituras da Arte Popular Brasileira”, contendo análise do acervo particular de Jairo José Campos da Costa. A publicação saiu com recursos da Lei Aldir Blanc.

Professor e amante da cultura popular, Jairo criou um museu no município de Francisco Dantas, cidade localizada a 365 km da capital, no oeste potiguar, na chamada “Tromba do Elefante”. A Fundação Cultural Professor Jairo José Campos da Costa está aberta ao público desde 2016 e é voltada para a arte popular nacional.

Museu também possui um pequeno espaço para antiguidades.

Jairo Campos foi reitor da Universidade Estadual de Alagoas e coleciona arte popular há 20 anos.  Existem mais de 2 mil peças em exposição de todas as regiões do país. São obras que abordam temáticas variadas, desde registros do cotidiano, personagens, passando por manifestações religiosas, folclore, costumes, expressões festivas, incluindo arte indígena.

Do Rio Grande do Norte se destacam os mestres potiguares Ambrósio Córdula (Acari), Zé de China (Major Sales), Dona Luzia Dantas (Currais Novos), Dona Rosa (Encanto). Existe uma seção de antiguidades sertanejas. Outras áreas específicas são as de zoo arte, arte sacra, memória, além do hall de entrada, com pinturas naifs e esculturas de diversas correntes. 

O local onde está o museu é um imóvel de mais de 70 anos e foi adquirido por Jairo, pertenceu a sua avó Raimunda Braz. É um atrativo extra do museu, pois a casa preserva as  estruturas originais, como a cozinha de forno à lenha. 

Fundação e museu guarda mais de 2 mil peças do acervo do colecionador

O museu contou com projeto arquitetônico é de Rafael Brandão, em parceria com a museóloga Carmem Dantas e com curadoria de Paulo Gomes, todos de Alagoas.

LIVRO

Para Adquirir o livro  “O Sertão Potiguar e a Coleção Jairo Campos - (re) Leituras da Arte Popular Brasileira” o contato é @SociedadeAmigosdaPinacoteca

 

MUSEU

Fundação Cultural Prof. Jairo Campos da Costa. Rua da Matriz, 137, Centro. Francisco Dantas-RN

Aberto todos os dias, de manhã e tarde. Acesso gratuito. Contato:

jairo.potiguar@hotmail.com | www.facebook.com/FundacaoJairo