Edição de Mulher-Maravilha faz referências à cidade onde nasceu o ilustrador

Reportagens

Quadrinhos: Mulher-Maravilha aporta em João Pessoa em nova edição da DC Comics

Desenhista paraibano Jack Herbert homenageia sua cidade na nova HQ da heroína

27 de agosto de 2020

por Cinthia Lopes e Alexandre Alves

Terra famosa por seus artistas musicais como Elba Ramalho e Chico César (entre tantos outros) e literários como José Lins do Rego e Ariano Suassuna, a Paraíba de hoje possui desenhistas renomados no mercado mundial  dos quadrinhos. Além do já bastante conhecido Mike Deodato, que já desenhou heróis como Thor, Hulk e Elektra para as maiores editoras do ramo (Marvel e DC Comics), outro desenhista de lá chamou a atenção pela ousadia neste mês. Ele é Jack Herbert, natural de Bananeiras (Paraíba, mesma terra natal do radicado potiguar e artista visual Falves Silva), mas morando em João Pessoa há décadas.

Na nova edição da Mulher-Maravilha (“Wonder Woman Annual #4”, agosto de 2020), por enquanto só em inglês e sob roteiro de Steve Orlando, o desenhista traça parte do enredo com alusões a João Pessoa, embora o nome do lugar não apareça como tal, mesmo com a estória se passando no Brasil e com uma trama envolvendo uma cidade que surgiu misteriosamente no Brasil, numa espécie de universo paralelo.

  

Edição da Mulher Maravilha saiu por enquanto apenas em inglês. A heroína no centro histórico secular da capital. Fotos: DC Comics | Jack Herbert

Ao longo dos quadrinhos aparecem claras referências a pontos da capital paraibana, como o Hotel Tambaú (projetado por Oscar Niemeyer), as árvores da Avenida Epitácio Pessoa (uma das principais vias da cidade) e as ruas do Centro Histórico com sua secular Igreja do Carmo, alguns dos locais que surgem como cenário de fundo.

E a batalha final da trama ocorre próximo ao Liceu Paraibano, escola que teve entre seus professores ninguém menos do que Augusto dos Anjos. Isso é que é múltipla referência cultural! Segundo declaração dada por ele ao “Jornal da Paraíba”, o desenhista diz que preferiu sair “daquele clichê [do Brasil] do Rio de Janeiro e Bahia. Resolvi homenagear a cidade onde moro”.

Em tempo: Jack Herbert – cujo nome cartorial é Jackson Herbert mesmo, lembrando outro Jackson paraibano famoso, o do Pandeiro – está no mercado dos quadrinhos desde 2005 e já desenhou personagens como Red Sonja, Batman, Superman e Lanterna Verde, entre muitos outros.