Quino inspirou gerações com sua personagem icônica Mafalda

Agenda Cultural

Quino, criador de Mafalda, morre aos 88 anos

Foram décadas de reflexões filosóficas, provocações, perguntas e respostas para as mais rebuscadas questões existenciais

30 de setembro de 2020

O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, um artista que inspirou gerações por ser o criador de Mafalda, morreu nesta quarta-feira, 30, em Mendoza, sua cidade natal, aos 88 anos. Foram décadas de reflexões filosóficas, provocações, perguntas e respostas para as mais rebuscadas questões existenciais, feitas através de uma menina de cabelos pretos ornados com uma tiara.

Filho de espanhóis e possuidor de honrarias como o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades e a Medalha da Ordem e Letras da França, Quino desenvolveu as aventuras de sua personagem mais popular entre 1964 e 1973, embora as histórias da icônica menina venham sendo publicadas em todo o mundo até hoje.

Há alguns anos, o autor, que havia se mudado de Buenos Aires para Mendoza no fim de 2017 após ficar viúvo, sofria problemas de saúde, embora tenha continuado a participar de várias homenagens à sua obra.

“O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos”, declarou Maurício de Sousa sobre o ilustrador, com quem se encontrou em 2015 em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina: “onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens. Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”, declarou o brasileiro.

Fonte: Estadão