A bailarina Ana Cláudia Viana realiza performance no ponto de nascimento do rio Potengi. Foto:

Agenda Cultural

Rampa lança filme gravado na nascente do rio Potengi

Curta-metragem realizado pela equipe da House Cultura foi criado a partir das idéias de regeneração e ancestralidade

09 de fevereiro de 2022

O Potengi é o mais famoso rio que corta e desemboca no litoral de Natal, mas sua nascente brota em Cerro Corá, município seridoense distante 149 km da capital. Como inspiração para falar sobre meio-ambiente e ancestralidade, a House Cultura, responsável pela ocupação artística da Rampa, realizou recentemente um curta-metragem intitulado “Renascente”. O filme, com direção de Gustavo Wanderley e performance da bailarina Ana Cláudia Viana, dialoga com a ideia de regeneração proposta no projeto Rampa, em Santos Reis.

A paisagem é conceito-chave no projeto, tendo como ponto de partida a localização do Complexo Cultural, à beira do Potengi.A obra também aborda a perspectiva filosófica, que abarca tudo e todos que a compõem. “Uma de nossas intencionalidades na ocupação do Complexo Cultural é chamar atenção para a necessidade do desenvolvimento regenerativo.  Não podemos olhar para o Rio que passa em frente à Rampa sem pensar na nascente e por todo caminho que essa água percorre até chegar aqui. Essa foi uma das nossas inspirações para a criação do filme”, explica Gustavo, que também é curador do projeto Rampa.

Além de Gustavo na direção e roteiro e a performance de Ana Cláudia, o trabalho contou com direção de fotografia, captação e edição de André Rosa e trilha sonora original de Dan Cunha. 

Foi para a gravação, no final de 2021, que Ana Claudia conheceu a nascente do Potengi. Como inspiração, trazia a ideia de que o rio, tal qual uma serpente, atravessa territórios, sem permanecer em nenhum lugar. “A ideia de ancestralidade foi uma das primeiras inspirações, mas o paradoxo de que o rio ao mesmo tempo que parece frágil consegue ficar enorme ao longo do caminho, algo que não deixa de falar sobre nós e a possibilidade de sermos potência, também nos inspirou”, revela.

A dedicação do Grupo Guardiões da Nascente do Rio Potengi e em especial da guardiã Matilde Costa também trouxeram influências para a obra. “Presenciar o trabalho que é feito com tanta dedicação nesse lugar que deve ser preservado, sem dúvida, foi inspirador para todos nós durante a gravação. O sentimento foi de que a natureza está diante de nós, mas também faz parte de cada um.”

Serviço

Filme Renascente

Disponível em instagram.com/rampa.cultura