Palestras, debates e cases de sucesso

Colunas

Realizado no Senai, EnChefs aborda audiovisual na gastronomia, safe food e novos negócios

Encontro Nacional de Chefs será neste sábado no Clovis Motta, com participação de chefs, empreendedores e entidades como Sesc e Senac

16 de junho de 2022

Por Cinthia Lopes | Vale Mais um Gosto

O EnChefs, Encontro Nacional de Chefs, terá sua edição Rio Grande do Norte neste sábado (18), no Instituto Clovis Motta. O evento tem a coordenação do Prêmio Dólmã em parceria com o Senai Clóvis Motta. Com acesso gratuito, o EnChefs traz temas variados e atuais, como o veganismo e Safe Food (comida segura). As mesas-redondas abordam desde o audiovisual na gastronomia à novidades da confeitaria e drinks. Na ocasião também serão realizados concursos gastronômicos para profissionais do cake designer, mixologia e chef profissional. 

Dentre os temas estarão presentes a dupla de chefs e realizadores audiovisuais, Renata Lopes e Cristian Sarmento, que produziram em 2021 o documentário “Alegria Feita de Farinha: Biscoitos tradicionais do RN”, abordando a história e a indústria dos biscoitos no Seridó potiguar. O documentário realizado com recursos da Lei Aldir Blanc RN lançou luz sobre esse setor pouco explorado, cujo comando tem grande parte por meio de mulheres doceiras que fundaram suas fábricas de biscoitos.

Outra participação inédita aborda a gestão de empresas gastronômicas que se destacaram nos últimos anos, como a Bocaditos, Lovely Confeitaria, o Kfé da Vila e Namesa aperitivos. O novo curso técnico de gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí, primeira experiência na área de formação e empreendedorismo sustentável, também será tema de palestra com o coordenador do EAJ Gastronomia, Tarcísio Gonçalves. 

Já o case Vovó Timuza Confeitaria, de São José de Mipibu, será abordado pelo gastrólogo e confeiteiro Alexandro Santana e Flávia Aguiar do Goodala Burguer, aborda o vegano na gastronomia. 

Confira a programação completa:

Palestras

18 de junho, Clovis Motta. Av. Prudente de Morais, ao lado da Cidade da Criança

10h - Flávia Aguiar - Goodala Burguer: “Vegano, vendável e viciante”

10h45 - Camila e Mariana Borges EME’s: “Comida saudável e responsável”

11h30 - Alex Santana - Vovó Timuza - Case: “Doce Jóia do Interior”

12h15 - Tarcísio Gonçalves - EAJ Gastronomia : “Curso Técnico de Gastronomia na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba”

 

Mesas-Redondas

13h - Gestão de Produtos Especializados: 

Bocaditos, Lovely Confeitaria, NaMesa Aperitivos e Kfé da Vila

 

15h O Novo mercado do drink autoral

16h - Ensino regional e empoderamento

Com participação do Sesc, Senac e Senai

17h Audiovisual e a Gastronomia do RN

“Quilha Stúdio”, com a chef e realizadora audiovisual Renata Lopes e o cchef Cristian Sarmento, autores do documentário “Alegria Feita de Farinha”

 

Concursos Gastronômicos

10h às 14h

Cake Designer

Ortência Santos e João Dantas

13h às 14h - Mixologista

Bruno Otávio, Gabriel Simões e Jéssica Fernandes

15h às 18h - Chef profissional 

Josifran Fernandes, Manoel Rufino, Jefferson Mikael e Denise Santana