Bate-papo sobre processos criativos reúne autoras que integram editora Escaleras
Agenda Cultural
Editora paraibana comemora com Feira de Livros de seu cardápio de autores que refletem um Brasil amplo.
27 de maio de 2021
Idealizada pela escritora e pesquisadora paraibana Débora Gil Pantaleão, a Editora Escaleras comemora, no dia 9 de junho, quatro anos de resistência. Na programação, constam a I Feira de livros da Escaleras, com 20%, 30% e 40% de desconto no preço de capa. Autores e autoras paraibanos e de outros estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro, dentre outros, fazem parte do catálogo.
Além disso um Papo sobre processos criativos com Danielle Sousa (RN), autora do livro de contos No Horizonte, a Terra, que já foi matéria aqui no TL, assim como Maíra Dal'Maz (RN), autora do livro de poesia Agouro e Thiago Oliveira (RJ), autor do livro de contos Brutos e insensíveis, mediado pela editora Débora Gil Pantaleão.
Dentro da programação também está o lançamento do e-book gratuito, cavalo verde, com poetas contemporâneas que escreveram seus poemas a partir de oficina de escrita poética com a escritora e pesquisadora Eliza Araújo.
Programação 4 anos de Escaleras
I Feira de livros da Escaleras
De 2 a 9 de junho
Livros com 20%, 30% e 40% de desconto
No site da editora www.editoraescaleras.com.br
Sinopse de alguns livros que estarão na feira
No Horizonte, a Terra, de Danielle Sousa
Hermínio e Juliard saem do Brasil em busca de um sonho para além das fronteiras da América Latina. Antônia se vê perdida e solitária quando sua mãe abandona a família. Carol vive um casamento violento ao mesmo tempo que desperta para um amor impossível. Na São Paulo do século XIX, estudantes formam uma sociedade assustadora e hedonista. Nos quatro contos de No Horizonte, a Terra, as personagens encaram a finitude da existência, enquanto vivem os caos da vida
Hoje mando um abraço para ti, pequenina, de André Cabral Honor
Premiado com uma bolsa promovida pela Biblioteca Nacional em 2014, o livro narra episódios de história “inventada” sobre a melancólica jornada de José Jerônimo de Castro e Melo à frente da Capitania da Paraíba no século XVIII. Apesar de ser o fio condutor dessa história, o capitão não é o centro da narrativa, mas sim, as pessoas “silenciadas” que transitam ao seu redor. Algumas dessas personagens são fictícias, porém factíveis, e outras reais, entretanto imaginadas. São elas que convidam o leitor a abraçar a nossa pequenina grande Paraíba por meio do desventurado Jerônimo.
Uma das coisas, de débora gil pantaleão
Através de uma estrutura híbrida e de uma pontuação desafiadora, o primeiro romance de débora gil pantaleão, Uma das coisas, nos leva a percorrer o ano de 2019 e conhecer a história de Betina, uma menina de 13 anos que recebe de sua professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira a missão de realizar o seguinte trabalho escolar: escrever um romance. Transitando por espaços no estado da Paraíba, especialmente nas cidades de João Pessoa, Ibiara e Baía da Traição, a narrativa, ao perpassar o processo de escrita da protagonista, que decide escrever sobre a sua avó, vai desvelando seus questionamentos em torno de política, veganismo, racismo, gênero, classe, bem como sobre a história das mulheres da família e suas ancestralidades.
Lançamento do e-book cavalo verde
Quando: 05/06
Que horas: 17hs
Quem:
Eliza Araújo
débora gil pantaleão
Katarine Araújo
Clareanna Santana
Marta Sanchís
Cris F.
maria clara montalvão
Quel Medeiros
Onde: Google Meet (Link na bio da Editora @editoraescaleras).
Processos criativos
Papo com a editora Débora Gil Pantaleão e os escritores Danielle Sousa, Maíra Dal'Maz e Thiago Oliveira
Dia: 06/06
Horário: 16h
Onde: Youtube da Editora Escaleras
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022