Reunião define detalhes do concurso para dotar espaço da Academia para receber eventos diversos.

Reportagens

Projeto de reforma de salão da Academia de Letras será escolhido em concurso

Prefeitura apoia concurso arquitetônico para requalificação de espaço da ANRL, em parceria com Conselho de Arquitetura e Urbanismo e IAB-RN

28 de maio de 2021

Os concursos de arquitetura para elaboração de projetos e restauro de obras públicas e instituições culturais são comuns no Brasil e no mundo. Alguns prédios famosos são  resultado dessa modalidade de seleção, caso do emblemático Edifício do IAB em São Paulo, o Santuário de Fátima em Portugal e a Pirâmide do Louvre, na França. Para unir forças na melhoria de uma instituição de mais de 80 anos, será lançado em Natal o Concurso de Projeto de Arquitetura de Interiores para a restauração do salão térreo da sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, numa parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN (CAU), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RN), a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) e a Prefeitura de Natal (PMN).

O concurso terá premiação para os três melhores projetos arquitetônicos de restauro do salão térreo da sede localizada na Rua Mipibu, nº 443, Petrópolis. O 1º lugar receberá o prêmio no valor de R $10 mil, o 2º lugar R $5 mil e o 3º lugar receberá R $2.500,00. O arquiteto que ganhar o primeiro lugar deverá ser contratado para executar a obra, recebendo para isso o valor de R $32 mil. 

O concurso será executado pelo CAU e lançado nos próximos 45 dias em plataforma on-line. Segundo o Jefferson  Souza,  presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o formato é uma alternativa à modalidade tradicional de licitação por menor preço, pois além do processo de transparência e lisura, existe o item de notório saber que dialoga com o interesse coletivo e o aspecto estético exigido em um projeto em prédio histórico. 

Inicialmente, o projeto inclui melhoria acústica, climatização, ambientação do salão térreo, acessibilidade, banheiros, para tornar o espaço multiuso para ações de educação e cultura em Natal. O valor total do concurso e da execução da obra é de aproximadamente R $200 mil.

Segundo o Presidente da ANRL, o advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima, a Academia de Letras é uma instituição que tem a simpatia do norte-rio-grandense e sempre dialogou com os setores público e privado no sentido de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado. “Temos esse prédio central que pode ser melhor utilizado pela população. Essa obra é necessária e urgente, pois a Academia precisa deixar esse legado para a educação e cultura. Estou no tempo de plantar coentro”, refletiu o intelectual.

O prefeito Álvaro Dias reforçou o interesse da Prefeitura de Natal em incentivar ações que incluam a literatura no cotidiano dos jovens. “As academias são espaços de saber e conhecimento, hoje em dia o público quer ter acesso a elas para participar de encontros com escritores favoritos e poder consultar um acervo construído pelos próprios imortais. É parte da filosofia de nossa gestão, tornar os lugares atrativos para as pessoas. Queremos estar ao lado dos nossos autores”, comentou.

De acordo com o gestor da Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), Dácio Galvão, a Prefeitura de Natal fomentará o projeto para viabilizar a premiação do concurso e as ativações culturais do espaço. “Realizamos recentemente o Dia Nacional do Choro em parceria com a Academia e vimos o potencial do espaço. É uma instituição importante para intermediar o encontro de grandes pensadores com estudantes e o público em geral. Essa reforma vai permitir a promoção de uma agenda cultural mais pulsante, com a aproximação de acadêmicos da ABL e de outras academias por meio virtual ou presencial, além de saraus, conferências, festivais, apresentações lítero-musicais, teatrais, audiovisuais”, ressaltou o secretário.

História da ANRL

A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras foi fundada em 14 de novembro de 1936. Tendo à frente Luís da Câmara Cascudo, a instituição cultural realizou sua primeira sessão no dia 14 de novembro numa das salas do Instituto de Música do RN. Naquela ocasião elegeu-se a diretoria, cabendo a presidência ao poeta e escritor Henrique Castriciano. Com a reforma estatutária, de 1948, aumentou o número de acadêmicos para 30, e mais tarde, em 1957, para 40. A sede própria da ANRL está situada à Rua Mipibu, nº 443, Natal e conta com biblioteca e auditórios. Dentre a sua programação cultural destaca-se a “Academia para Jovens”, e também publica a Revista da ANRL, com um conteúdo literário e educativo sobre literatura local.

Fonte: Secom