Regina Azevedo lança novo livro reunindo com poemas e achados afetivos. Foto: Luana Tayze

Agenda Cultural

Regina Azevedo lança livro com poemas e retalhos afetivos da família

“Carcaça” é uma espécie de memorabilia na qual o leitor tem acesso, além dos poemas, a fotografias que passeiam pela sua trajetória familiar

25 de março de 2021

A poeta Regina Azevedo estava despontando na poesia em 2015 e o fanzine era como o mimeógrafo de sua geração. Foi o ano de coletâneas como o "Iapois, Poesia!". Na época ela  lançou também “Carcaça”, um compilado de textos e imagens que formava a colcha afetiva da autora, em homenagem à sua avó que partiu meses depois do material lançado. Em 2021, a poeta reedita o conteúdo em formato livro, com textos assinados por outras mulheres de sua família, em oficina conduzida por Regina durante a pandemia. São elas: Coleta, Dirce, Izabel, Maria dos Anjos, Marluce, Sebastiana e Veracilda.

“Carcaça” é uma espécie de memorabilia na qual o leitor tem acesso, além dos poemas, a fotografias e outros documentos que passeiam pela trajetória de uma família oriunda “do interior do interior”, como escreve a autora. Essa família é apresentada liricamente sob a ótica de um “eu” que deixa transparecer seu percurso enquanto poeta e também pelas veredas da educação.

A relação da autora com a escrita é perpassada pela história de seus avós, dois analfabetos “cheios de palavras e poesia”. Na obra, Regina conta que, enquanto se alfabetizava, tentava ensinar também os seus avós a ler, escrever, desenhar e colorir.

Regina Azevedo começou a escrever ainda muito nova, aos doze anos, e é autora de outros quatro livros de poemas: “Das vezes que morri em você” (2013, Jovens Escribas), “Por isso eu amo em azul intenso” (2015, Jovens Escribas), “Pirueta” (2017, selo doburro/Jovens Escribas) e o recém-lançado “Vermelho fogo” (2021, Offset Editora/independente). A poeta integra diversas coletâneas de poemas, sendo a mais recente delas “As 29 poetas hoje”, organizada por Heloísa Buarque de Holanda e publicada pela editora Companhia das Letras.

O livro pode ser adquirido pelo valor de R$ 40 no site da autora: www.reginaazevedo.com.br. Além da venda aos leitores interessados, será feita a doação de 130 exemplares para instituições do RN, em especial bibliotecas de escolas estaduais, como contrapartida à aprovação do projeto na Chamada Pública de Projetos Editoriais e Proposta de Aquisição de Livros da Fundação José Augusto/Governo do Estado do RN