Antiga Estação Papary, tombada desde os anos 80, é parada obrigatória para almoço

É Típico!

Restaurante reabre na antiga Estação Papary

Nesta retomada, o Marina's lança buffet Mar e Sertão e especialidades da casa, como o Camarão Marina e a Carne de Sol do Bezerril

06 de maio de 2021

Por Cinthia Lopes

O percurso é de apenas 30 quilômetros partindo de Natal para Nísia Floresta, mas a sensação é de uma viagem no tempo quando se chega a Estação Ferroviária de Papary. A estrutura foi construída pelos ingleses em 1881, numa antiga vila imperial, como rota de escoamento canavieiro de Natal-Nova Cruz. Mais de um século se passou e o lugar se impõe na paisagem interiorana, em meio ao verde das plantações de cana-de-açúcar. A região é parte da memória afetiva de muitos natalenses devido a rota do camarão, mas para os empresários Gracinha e Fernando Bezerril, Papary está no coração.

Desde 1995 o casal comanda o Marina’s, restaurante instalado no prédio preservado. A estrutura foi  recuperada e tombada através do órgão de preservação estadual Fundação José Augusto. O roteiro sempre foi referência para o turismo cultural e gastronômico, mas com a pandemia a casa passou longos e duros meses de portas fechadas. Na semana passada, o Marina’s Estação Papary reabriu dentro dos protocolos exigidos pelo novo decreto, com capacidade reduzida e cardápio ajustado, com o capricho da família Bezerril.

Construída em 1881 pelos ingleses, a Estação de Papary é o Restaurante Marina's desde 1995

“Papary está no nosso coração, foi tombada pelo patrimônio histórico e aqui nunca pregamos nem uma placa da Coca-cola, tudo se mantém cuidado e preservado”, ressaltou Fernando Bezerril, que administra e elabora todo o cardápio. Por causa das restrições da pandemia e a idade do casal, Graça tem 71 e Fernando 75 anos, eles não estão podendo receber pessoalmente os clientes no restaurante. “Mas a equipe está cuidando de tudo com muito carinho”, conta Graça Bezerril.

Neste primeiro momento o restaurante está funcionando de sexta a domingo, das 11h às 16h, com 30% da capacidade. As mesas ficam dispostas principalmente no alpendre, local favorito da clientela. Mas tem outras no galpão, com distanciamento entre elas. Segundo Fernando, ocupar a área externa sob a copa das árvores está nos planos. “Estamos pensando em colocar mesas na área mais arborizada, vamos aos poucos recebendo sugestões”, disse.

Rodízio Mar e Sertão

A novidade neste retorno é o buffet Mar e Sertão, composto de uma variedade de iguarias que sempre fizeram sucesso no cardápio do Marina's. “É um modelo que trouxemos do Marina’s de Muriú, com a comida regional praiana e sertaneja variada”, conta Graça Bezerril. A casa estará funcionando para o almoço de Dia das Mães.

Camarão no coco e galinha formam o cardápio regional da casa

Tem de tudo um pouco: galinha, pato, guiné, cabrito e cordeiro. Pratos como mocotó, língua, rabada, sarapatel estão no menu do rodízio. Não faltou nem a famosa carne assada do Bezerril, nos moldes da carne assada do Lira e do Chicão. Da parte do mar, claro, camarão, lagosta e os pescados frescos. O camarão é servido à milanesa, à parmegiana, à grega, ao alho e óleo.

“A Churrascaria do Chicão foi meu primeiro restaurante, funcionou no Aeroclube na década de 80, para você ver como somos novos”, brincou Fernando. Ele destaca que apesar da alta do gás e dos insumos, manteve congelado o preço dos pratos. “É um retorno difícil para todos, então mantivemos o pé no chão, a gente precisa trabalhar com uma clientela menor”, disse.

Carne Assada do Bezerril é servida à la carte ou no buffet Mar e Sertão

 Já Gracinha, mais ansiosa, disse que seguiu a intuição de Fernando. “Respeitamos todos os decretos na ponta do lápis. Fernando está administrando tudo e mesmo arriscando criou esse buffet trazendo pratos que a gente mais aposta”. Além do cardápio do buffet, ela lembra que os pratos conhecidos, como o Camarão empanado no coco verde com purê de batata, que homenageia sua filha Marina, permanecem à la carte.

As sobremesas são preparadas pela própria Graça Bezerril, que está otimista sobre o futuro e deixa escapar uma novidade. Em 2021 vai lançar sua fábrica de doces com iguarias como doce de leite e doce de coco.

Estação

A estação de Papary foi edificada em 1881 pelos ingleses. Feita em estilo neoclássico, com arcos em estilo gótico, ela foi tombada pelo patrimônio histórico estadual em dezembro de 1984. A reforma foi realizada nos anos 90. Somente o telhado, a hidráulica, as esquadrias passaram por reformas. As linhas originais, cores, piso, fachada e até uma caixa d'água britânica foram preservadas.

 

Serviço

Reabertura do Marina’s Estação Papary

Sexta a domingo, das 11h às 16h.

Nísia Floresta

http://marinascamaroes.com.br/

+55 (84) 84 99997.7720 - 99926.8134

Instagram @Estacaopapary

 marinascamaroes@hotmail.com

Pet friendly