Projeto Retrovisor reúne cantautoras potiguares em repertório inédito. Foto: Mylena Souza
Agenda Cultural
Mulheres produzindo mulheres é o foco dos projetos incentivados pela Pólen – Aceleradora de projetos musicais
13 de novembro de 2020
A Guria Produtora plantou e agora está colhendo a Pólen, uma empresa aceleradora de projetos musicais em Natal focado em artistas mulheres. O nome é sugestivo: pólen é o pó feculdante ligado ao renascimento das plantas. Assim a ideia do projeto é levar a novos patamares a música dessas artistas. O projeto conta com apoio financeiro da Lei Djalma Maranhão, Prefeitura de Natal e Unimed,
A Pólen parte de estudos que apontam a falta de espaço para a música produzida por mulheres: 2% das produções musicais , isso sem citar a presença de palco , que chega a 14%. “Esses números foram determinantes para o nascimento da aceleradora. Foram os incentivadores para criarmos a Pólen. Queremos possibilitar condições favoráveis para que as mulheres possam chegar com sua arte, assinar e receber por ela”, ressalta Camila Pedrassoli – uma das diretoras da Guria Produtora.
Com uma equipe 90% formada por mulheres, a Pólen Aceleradora convidou cinco atrações potiguares para montarem uma equipe para a produção de 5 EPs com 3 faixas inéditas (ou regravação inédita) + 1 vídeo performance.
Os projetos artísticos selecionados para esta primeira fase são: Juliana Linhares - Produção musical: Josyara Foto/ Vídeo: Larinha Dantas e Mylena Sousa; Côco de Rosa - Produção musical: Tiquinha Rodrigues e Khrystal/ Vídeo: Wisla Ferreira e Caboré Audiovisual; Luísa e os Alquimistas - Produção musical e vídeo: Luísa Nascim e equipe; Projeto Retrovisor - Produção musical: Valéria Oliveira, Luiz Gadelha, Ângela Castro, Simona Talma e Khrystal / Vídeo: Mylena Sousa e Rita Machado e Projeto Flor de Cactos (Projeto Musical do Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC RN) - Participação especial: Plutão Já Foi Planeta, Camomila Chá, Filipe Toca, Aiyra, Toni Gregório, Rafaela Brito, Vitoria de Santi, Camila Masiso e Khrystal/ Vídeo: Gabriela Barbalho, Paula Vanina e Caboré Audiovisual.
Além da produção das músicas, a Pólen aceleradora também contempla a inserção dos EPS nas plataformas digitais e mentorias que poderão contribuir com o desenvolvimentos artístico individual de cada uma delas.
Para a cantora Khrystal, que tem uma carreira promissora e já trabalhou com várias artistas selecionadas, a Pólen é “um portal novo de possibilidades”. “É o entendimento do potencial feminino como fonte criativa de novas narrativas musicais em Natal”. O trabalho no qual participará é ao lado da “amiga de tantos anos a Tiquinha Rodrigues” e “a p rodução do primeiro EP do Grupo Coco de Rosa veio refrescar e nutrir a minha caminhada. As meninas da Coco de Rosa estão de parabéns pelo profissionalismo e competência, sem contar as mulheres lindas que são, por trás e a frente desse lançamento tão bem-vindo e tão a cara da nossa terra e da nossa gente”.
Khrystal também celebra o reencontro com parceiros da vida toda, como Simona Talma, Ângela Castro, Valéria Oliveira e Luiz Gadelha, para produzir um material inédito. “Só festa! Um salve especial a Camila Pedrassoli, mana das batalhas, levinha feito pluma, parabéns pela sacada, querida! Sou grata pela oportunidade dessas realizações e pelo afeto.”
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022