Projeto Retrovisor reúne cantautoras potiguares em repertório inédito. Foto: Mylena Souza

Agenda Cultural

Aceleradora musical da Guria é lançada

Mulheres produzindo mulheres é o foco dos projetos incentivados pela Pólen – Aceleradora de projetos musicais

13 de novembro de 2020

A Guria Produtora plantou e agora está colhendo a Pólen, uma empresa aceleradora de projetos musicais em Natal focado em artistas mulheres. O nome é sugestivo:  pólen é o pó feculdante ligado ao renascimento das plantas. Assim a ideia do projeto é levar a novos patamares a música dessas artistas. O projeto conta com apoio financeiro da Lei Djalma Maranhão, Prefeitura de Natal e Unimed,

A Pólen parte de estudos que apontam a falta de espaço para a música produzida por mulheres: 2% das produções musicais , isso sem citar a presença de palco , que chega a 14%. “Esses números foram determinantes para o nascimento da aceleradora. Foram os incentivadores para criarmos a Pólen. Queremos possibilitar condições favoráveis para que as mulheres possam chegar com sua arte, assinar e receber por ela”, ressalta Camila Pedrassoli – uma das diretoras da Guria Produtora.

Com uma equipe 90% formada por mulheres, a Pólen Aceleradora convidou cinco atrações potiguares para montarem uma equipe para a produção de 5 EPs com 3 faixas inéditas (ou regravação inédita) + 1 vídeo performance. 

Os projetos artísticos selecionados para esta primeira fase são: Juliana Linhares - Produção musical: Josyara Foto/ Vídeo: Larinha Dantas e Mylena Sousa; Côco de Rosa - Produção musical: Tiquinha Rodrigues e Khrystal/ Vídeo:  Wisla Ferreira e Caboré Audiovisual; Luísa e os Alquimistas - Produção musical e vídeo: Luísa Nascim e equipe; Projeto Retrovisor - Produção musical: Valéria Oliveira, Luiz Gadelha, Ângela Castro, Simona Talma e Khrystal / Vídeo: Mylena Sousa e Rita Machado e Projeto Flor de Cactos (Projeto Musical do Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC RN) - Participação especial: Plutão Já Foi Planeta, Camomila Chá, Filipe Toca, Aiyra, Toni Gregório, Rafaela Brito, Vitoria de Santi, Camila Masiso e Khrystal/ Vídeo: Gabriela Barbalho, Paula Vanina e Caboré Audiovisual.

Além da produção das músicas, a Pólen aceleradora também contempla a inserção dos EPS nas plataformas digitais e mentorias que poderão contribuir com o desenvolvimentos artístico individual de cada uma delas.

Para a cantora Khrystal, que tem uma carreira promissora e já trabalhou com várias artistas selecionadas, a Pólen é “um portal novo de possibilidades”. “É o entendimento do potencial feminino como fonte criativa de novas narrativas musicais em Natal”. O trabalho no qual participará é ao lado da “amiga de tantos anos a Tiquinha Rodrigues” e  “a p rodução do primeiro EP do Grupo Coco de Rosa veio refrescar e nutrir a minha caminhada. As meninas da Coco de Rosa estão de parabéns pelo profissionalismo e competência, sem contar as mulheres lindas que são, por trás e a frente desse lançamento tão bem-vindo e tão a cara da nossa terra e da nossa gente”.

Khrystal também celebra o reencontro com parceiros da vida toda, como Simona Talma, Ângela Castro, Valéria Oliveira e Luiz Gadelha, para produzir um material inédito. “Só festa! Um salve especial a Camila Pedrassoli, mana das batalhas, levinha feito pluma, parabéns pela sacada, querida! Sou grata pela oportunidade dessas realizações e pelo afeto.”