A revitalização se dará por projetos de casas populares, preservando as fachadas. Foto Típico Local

Reportagens

Ribeira será prioridade da PMN, diz secretário de Habitação

A ideia, segundo José Vanildo, é utilizar determinados prédios como moradias para o trabalhador da cidade, mantendo as características originais

18 de janeiro de 2021

Com informações do blog Território Livre (Laurita Arruda)

Desde a revitalização das fachadas da Rua Chile e a chegada das casas noturnas que agitaram a Ribeira na década de 90, as tentativas de revitalização do bairro histórico não deixaram legado concreto. O tema volta à pauta do município na voz do novo secretário Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharp), José Vanildo. Em entrevista ao jornal Agora RN reproduzido pelo blog Território Livre, o secretário disse que a Ribeira será uma prioridade da nova gestão da Prefeitura de Natal e a revitalização se dará por projetos de casas populares para o bairro que é “bem localizado e que conta com toda infraestrutura necessária para um bairro residencial.”

Ainda na entrevista ele falou sobre o déficit de 70 mil casas na capital potiguar, sendo duas mil pessoas em situações de moradores de rua.  “Eu acredito que a Ribeira poderia ser pensada para ser revitalizada e utilizada como local de moradias”, disse. “A ideia é utilizar determinados prédios, mantendo as características, como uma moradia de trabalhador da cidade. “Passando o bairro a ter uma vida não só à noite, mas a vida com o comércio reestabelecido com vida social, com a importância que a Ribeira apresenta nesse contexto.”

Segundo o Secretário, o projeto de revitalização através de moradias será viabilizado pelo Projeto Casa Verde e Amarela, que integra o Ministério do Desenvolvimento Regional, hoje comandado pelo potiguar Rogério Marinho.

Arpege

Vale lembrar aqui neste Típico Local que no final de dezembro o Secretário de Cultura Dácio Galvão visitou o icônico edifício Arpege, a convite de Cláudio Machado, Superintendente local do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Iphan vem realizando intervenções no local para estabilização da estrutura do prédio, quem no começo de 2020 ficou comprometida após desabamento parcial. Ainda não há projeto do município ou do IPHAN para o imóvel localizado na Ribeira.

Ribeira Viva

Em 2007 houve uma tentativa de atrair investidores para o bairro através de projeto de lei que previa isenção de impostos como incentivo para novas obras e negócios no bairro. A lei proposta na gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves acabou prescrevendo. Em recente entrevista ao TL, o dramaturgo e ator Henrique Fontes, diretor do Espaço Cultural Casa da Ribeira, disse que é importante retomar o projeto da Lei Ribeira Viva, assim como ações de atuação do município nos prédios seu uso, que relevância para a história da cidade.