Grazzi Massafera (Ester) e Henri Castelli (Cassiano) em cenas gravadas no RN

Agenda Cultural

Rio Grande do Norte volta a telinha na reprise de Flor do Caribe

Exibida em 2013, novela retrata belezas locais como ambiente da fictícia Vila dos Ventos. Exibição será em setembro

05 de agosto de 2020

Por Cinthia Lopes | Com informações do GShow

Dunas de Genipabu, falésias de Pipa, lagoas de Baía Formosa, areias móveis do Rosado, em Ponta do Mel, mina Brejuí em Currais Novos e a Base Aérea de Parnamirim. Além de lugares e paisagens do Rio Grande do Norte, os cenários tem algo mais em comum: juntos, formam a geografia de Vila dos Ventos, cidadezinha fictícia onde se passava a trama de ‘Flor do Caribe'.

A novela de Walter Negrão, exibida em 2013 no horário das seis da Tv Globo, está de volta na safra de reprises do canal. Em 31 de agosto, veremos de novo tudo junto e misturado. A exibição será no mesmo horário das 18h, substituindo Novo Mundo, já que a Globo adiou a retomada das gravações por conta da pandemia do novo coronavírus. Nessa nova fornada também estão de volta "A Força do Querer" (2017) no horário das 21h e "Haja Coração" (2016) na faixa das 19h.

Além de muita praia, sol e mar, “Flor do Caribe” aborda um clássico romance entre a guia de turismo e bugueira Ester, interpretada por Grazzi Massafera, e o tenente Cassiano, um piloto de caça da Aeronáutica vivido por Henri Castelli. Eles se conheceram na infância e só se reencontraram já adultos, quando o tenente veio servir na Base Aérea do RN e alugou uma casa nos arredores. Ficção, com uma pontinha da mais pura verdade.

 

Na época, o diretor Jayme Monjardim explicou que como eram muitas imagens, a solução foi criar "uma geografia única utilizando o que há de mais bonito na região”. Algumas vivências reais entraram em cena, como a  procissão dos barcos envolvendo 100 pescadores com suas próprias embarcações.

Para quem não viu a novela, vale lembrar outros detalhes. O diretor de fotografia, Affonso Beato, utilizou uma técnica chamada “noite americana” para transformar em noite imagens que foram gravadas de dia. No cenário da base aérea de Natal foram necessários quatro dias de gravação para captar a ação dos 16 caças nas pistas e nos ares. Foram oito cidades e aproximadamente 2.000km rodados.

O figurino de Ester foi elaborado a partir das rendas e bordados de Caicó. Já os adereços cenográficos mesclavam objetos e obras garimpados aqui no RN. Podem ser vistos decorando as casas principalmente obras do artista naif Roberto Medeiros, e algumas de Flávio Freitas e César Revoredo, assim como marcas locais de beach wear aproveitaram para inserir suas peças. Outra curiosidade: a escolinha de Vila dos Ventos se chamava “Grupo Escolar Candinha Bezerra”.

O elenco também estão Aílton Graça, Ângela Vieira, Bete Mendes, Bruno Gissoni, Daniela Escobar, Débora Nascimento, José Loreto, Juca de Oliveira, Laura Cardoso, Livian Aragão, Max Fercondini, Sergio Mamberti, Sthefany Brito, Gésio Amadeu, entre outros.