Ginga com Tapioca e meladinha pra acompanhar na Casa de Taipa. Foto: Menu Studio

Agenda Cultural

Sabor Potiguar: Festival aposta em degustações, oficinas e história

Festival reunirá 20 restaurantes, 11 oficinas e um bate-papo situando as peixadas na origem da comedoria natalense

23 de novembro de 2020

A comedoria natalense tem história e sabor. Pitadas desse passado e também do presente na nossa gastronomia serão mostrados no Festival Sabor Potiguar, em temporada de 4 a 13 de dezembro, no meio online e também presencial. O evento é promovido pelo Sebrae do Rio Grande do Norte e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Abrasel-RN, com apoio do Curso de Gastronomia da UnP

O festival foi criado com o objetivo de divulgar a cultura gastronômica do Rio Grande do Norte e estimular as vendas dos negócios de alimentação fora do lar que atuam no mercado local. Participarão 20 estabelecimentos gastronômicos com serviços presenciais e delivery, além de 11 oficinas online e uma mesa redonda virtual. O público poderá acompanhar as receitas na internet e saborear os pratos nos restaurantes ou em sistema de delivery. Para acompanhar o endereço é https://festivalsaborpotiguar.com.br/

Segundo a analista técnica do Sebrae-RN, Ana Maria Ubarana, que divide a coordenação do festival com a também analista técnica, Maézia Teodora Santos, o “festival conecta a valorização da cultura e gastronomia potiguar. Presenteia Natal com um cardápio e uma programação que ressalta o talento dos nossos Chefs e os nossos sabores”.

A parte de memória será revistada na mesa redonda "A comedoria natalense: de casa às peixadas, o que se come por aqui", reunindo o cronista e jornalista Vicente Serejo, a pesquisadora Adriana Lucena, o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto e o presidente da Abrasel-RN, Artur Fontes. O bate-papo acontece na estreia dia 4, às 17h30 no canal oficial do Sebrae.

Sobre os temas que remetem à memória gastronômica natalense, vale abrir um parêntese para lembrar que este TÍPICO LOCAL falou sobre o tema comedoria potiguar nesta matéria publicada em julho “Como Era comer fora em Natal a partir de 1900”.

A Cozinharia vai servir Camarões crocantes com arroz de pesto. Foto: Menu studio

Mas, voltando ao festival Sabor Potiguar, é nele que os chefs dos restaurantes e bistrôs participantes irão mostrar também suas técnicas e criatividade. Durante os 10 dias de festival serão realizadas 11 oficinas gastronômicas, transmitidas sempre às 18h30 pelo canal do Sebrae-RN no Youtube, com a participação de alunos do curso de Gastronomia da Universidade Potiguar (UnP), através das quais será possível conhecer o prato que está sendo oferecido e acompanhar o trabalho do chef no preparo da sua receita.

No último dia do festival, domingo (13), a Oficina de Gastronomia da UNP será excepcionalmente às 17:30 seguida da oficina do Chef do festival, às 18:30. Participam do festival restaurantes e bistrôs, como A Cozinharia, Agaricus, Brotar Cozinha Afetiva, Casa de Taipa, Cascudo Bistrô, Gennari Restaurante, Jabá Restaurante, Kale To Go, Lotus, Mamma Itália, Meu Barraco Boteco Bistrô, Nau Frutos do Mar, Paneer, Piazza Dei Fiori, Piazzale, Rapadura, Tábua de Carne, Vinhedos Bistrô e Zeh Cozinha.

Para conhecer o conceito do festival foram criados uma página https://festivalsaborpotiguar.com.br/ e uma conta no Instagram @festivalsaborpotiguar, aonde é possível encontrar informações sobre os restaurantes e os pratos que participam do festival. Receitas à base de camarão, peixes e carne, ingredientes da culinária regional, estarão disponíveis ao público, seja nos salões ou no serviço de delivery. De todos os restaurantes, o Vinhedos Bistrô é o único cujo atendimento será exclusivamente por delivery.

Festival Sabor Potiguar

De 4 a 13 de dezembro | Instagram - @festivalsaborpotiguar

Promoção: SEBRAE/RN e Abrasel

Apoio: UNP - Curso de Gastronomia

https://festivalsaborpotiguar.com.br/