Bruno Cirino mostra seu virtuosismo em instrumental solo

Agenda Cultural

Sanfoneiro Bruno Cirino revigora forró potiguar em 3 lives

Representante da nova geração do acordeon, o artista reencontra raízes na obra de Elino Julião, Chico Elion, Tonheca Dantas e Cornélio Campina

07 de julho de 2020

Cinthia Lopes

O músico natalense Bruno Cirino cresceu em torno das batucadas, ouvindo baião e samba com seu pai Antonio Cirino e o padrinho Agenário Fortunato. Não tinha dia nem horário, “era o forró batucando na mesa enquanto mãe servia o almoço e isso me marcou desde criança”, lembra o sanfoneiro. O aprendizado do acordeon foi no olho e dedo no fole ao som de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Zé Hilton, seu mentor quando entrou na vida profissional aos 16 anos depois de passagem pela Casa Talento, onde aprendeu teoria musical com o professor Pedro.

Aos poucos ingressou na cena musical natalense e desde então vem contribuindo  para a música de sonoridade regional, seja em gravações ou acompanhando artistas de diferentes gerações, de Elino Julião a Khrystal, passando por Zé Hilton e o Grupo de danças Araruna.  Herdou o resfolegado de raiz, mas não se acanha de entoar belas “chansons” francesas nos bistrôs da cidade.

Agora o artista experimenta um projeto autoral de releituras, no qual a estrela é o acordeon solo e instrumental, em rearranjos para obras de algumas legendas da música potiguar.

Ele estreia no próximo dia 10 de julho o  projeto virtual “Nosso Fole, Nossa Música”, uma série de vídeos onde mostra releituras de compositores potiguares de gêneros diferentes como Tonheca Dantas, Elino Julião, Chico Elion, Pedro Mendes, Zé Hilton, Carlos André e mestre Cornélio Campina do Grupo Araruna.

As músicas serão apresentadas em três vídeos já pré-gravados, para garantir a qualidade de captação de áudio e vídeo. As imagens foram captadas na própria residência de Cirino, dentro dos protocolos de segurança segundo adiantou o produtor Rodrigo Bico. Haverá uma live de estreia no dia 10 às 12h. Depois os três vídeos serão exibidos em sequência, no Instagram e Facebook. @BrunoCirinoSanfoneiro

No mesmo dia, às 16h, será apresentado o vídeo em que Cirino interpreta Ranchinho de Paia (Chico Elion) e São João Alegre, Puxando Fogo (Elino Julião).

 No dia 11, Bruno Cirino interpreta a famosa valsa sanfonada “Royal Cinema”, do compositor e maestro Tonheca Dantas. No mesmo vídeo tem “Araruna , Mazurca” (Cornélio  Campina). No domingo será apresentado o vídeo com as releituras de “Linda Baby” (Pedro Mendes, “Arrastando o Fole” ( Zé Hilton) e  “Até mais ver” (Carlos André).

O projeto foi selecionado no edital  "Tô em casa, Tô na rede", apoiado pela Fundação José Augusto e Governo do Estado.