Escritores e estudiosos convidados falaram sobre diferentes aspectos da literatura poti

Agenda Cultural

Sarau Quinta das Artes realiza lives sobre literatura potiguar

Evento começa nesta terça-feira (27) e segue até sexta-feira (30) no YouTube, em formato lives reunindo convidados falando sobre poesia e prosa

27 de abril de 2021

Com um pé na literatura outro na música, a edição do Sarau Quinta das Artes desta semana vai abordar a literatura potiguar pelo caminho da poesia, oralidade, cordel prosa, a crônica e no modernismo potiguar. Começa esta terça-feira (27) e segue até sexta-feira (30) seu canal no YouTube em formato série de lives tendo como convidados são escritores, professores e pesquisadores e mediação será da professora e produtora cultural Carla Alves.

A programação contará com duas lives por noite, a partir das 19h, e após cada live será apresentado um momento musical com artistas potiguares. Zila Mamede e Blackout serão dois poetas de diferentes gerações revisitados durante as lives.

Também estão programados momentos musicais com Valéria Oliveira, Khrystal, Antoanete Madureira, Yrahn Barreto, Tiquinhas Rodrigues, Carlos Zens, Wecsley Gama, Milena Carvalho, Simona Talma e Clara Pinheiro. Confira a programação abaixo.

O projeto “Sarau Quinta das Artes – Literatura Potiguar Em Foco”  tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do RN, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e apoio da Cosern, Instituto Neoenergia, IFRN, ASSEFIT/RN e Livraria Cooperativa Cultural – UFRN.

Link do sarau

Exibição: https://www.youtube.com/c/SarauQuintadasArtes/

 Programação

Terça-feira, 27/04

19h: LIVE 01 - Zila Mamede em edição: perspectivas da EDUFRN

Convidada: Penha Casado Alves - Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professora da UFRN, Coordenadora Nacional do ProfLetras e Diretora da EDUFRN.

Momento Musical: 'Alento', Valéria Oliveira

20h: LIVE 02 - Relembrando BlackOut.

Convidado: Flávio Rezende - Escritor, jornalista, blogueiro, fotógrafo, produtor cultural, fundador de agremiações carnavalescas e da Casa do Bem. Ativista social/ecológico.

Momento Musical: 'Meu corpo é uma máquina', Yrahn Barreto

Quarta-feira, 28/04

19h: LIVE 03 - Literatura de autoria feminina no Rio Grande do Norte

Convidada: Conceição Flores - Graduada em Letras, Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN) e Doutora em Educação (UFRN), Na UNP, foi professora e tutora do PET Literatura no RN. Entre suas publicações, estão o Dicionário de escritores norte-rio-grandenses: de Nísia Floresta à contemporaneidade (2014) e a organização do Mulheres e Literatura: ensaios (2013).

Momento Musical: 'Lamparina Acesa', Khystal

20h: LIVE 04 - Roseiras carregadinhas de espinhos: a história da primeira revista escrita por mulheres no RN

Convidada: Ana Cláudia Trigueiro - Psicóloga, romancista, contista e cronista, Tem seis livros publicados e mais três novos livros no prelo, a serem lançados este ano. Apaixonada pela literatura produzida no RN, principalmente a que é feita por mulheres.

Momento Musical: 'Força estranha', Simona Talma e Clara Pinheiro

Quinta-feira, 29/04

19h: LIVE 05 - Um panorama da crônica potiguar

Convidada: Andreia Braz - Graduada em Letras e Especialista em Leitura e Produção de Textos (UFRN). É cronista, com textos publicados em diversas coletâneas locais e nacionais. Membro da União Brasileira de Escritores – UBE/RN.

Momento Musical: 'Imperador do Mundo', Antoanete Madureira

20h: LIVE 06 - Modernismo Potiguar: vanguarda em situação regional

Convidado: Humberto Hermenegildo - Mestre em Teoria e História Literárias (UNICAMP), Doutor em Literatura Brasileira (UFPB), professor titular aposentado da UFRN; Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RN. Entre outras publicações, é autor do estudo Asas de Sófia: ensaios cascudianos (1998).

Momento Musical: 'Amanhecerá', Wescley Gama e Milena Carvalho

Sexta-feira, 30/04

19h: LIVE 07 - Dona Militana: Uma história de vida, uma vida de histórias

Convidado: Edilberto C. Santos - Poeta, escritor, contador de história e educador. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN). Servidor público da rede de ensino de Parnamirim, atualmente na gestão da Escola Municipal Jacira Medeiros.

Momento Musical: 'Coco dos mestres', Tiquinha Rodrigues

20h: LIVE 08 - O cordel na ponta da língua

Convidado: Crispiniano Neto - cordelista, jornalista e bacharel em Direito, Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RN, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel e da Academia Mossoroense de Letras. Atual presidente da Fundação José Augusto (FJA).

Momento Musical: 'A Flor Xanana', Carlos Zens